PUBLICIDADE

“Seguranças do Carnaval?” população ironiza “cachorrada” no meio da rua

Nesta quinta-feira (16/02), repercutiu nas redes sociais, um vídeo que mostra mais de 80 cachorros no município de Ipu, a 250 km de Fortaleza. A situação foi capturada por um morador do local, que ironiza alegando que os animais estariam fazendo a segurança do local para o carnaval 2023.

De acordo com populares, o bem-estar animal é uma pauta que nunca foi discutida e trabalhada com ações concretas pela Prefeitura de Ipu, já que o assunto é uma questão de saúde pública. O fato gerou questionamentos sobre os dois prefeitos Sérgio Rufino (PCdoB) e Robério Rufino (PCdoB), que, segundo os moradores de Ipu, nunca realizaram uma ação para o controle populacional de cães e gatos do município. A população alegou que a implantação do programa de castração na sede nos distritos e zona rural, ajudaria os animais das três circunscrições, onde atualmente são totalmente desprezados pela prefeitura.

Riscos de animais abandonados para a população

Os centros urbanos possuem um fenômeno que vem se intensificando de forma preocupante e começa a chamar a atenção da população: a falta de cuidados com os animais abandonados. Diversos estudos constataram quais são os principais motivos para o abandono, sendo alguns deles os problemas comportamentais, condições socioeconômicas dos seus donos e principalmente a adoção irresponsável, onde as pessoas adotam ou compram por impulso o animal e quando começam a apresentar problemas, os descartam, tornando comum a presença significativa nas ruas, parques, praças e estradas.

“Seguranças do Carnaval?” população ironiza “cachorrada” na rua
Foto: Internet

A vulnerabilidade e as condições físicas e psicológicas dos animais abandonados na rua são facilmente notadas, pois estão sempre à mercê de maus-tratos, falta de comida e água e doenças contagiosas. Ao mesmo tempo em que a população é responsável pelo abandono dos animais, a mesma também é responsável pela disseminação de zoonoses. Os animais abandonados impulsionam a poluição ambiental, contaminação, acidentes de trânsito, crueldade e agressões, e principalmente doenças eminentes à saúde pública, como as zoonoses. 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir