Sempre acreditando, valorizando e dedicando-se à promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), realizou na manhã desta quarta-feira (02.10), em sua cobertura, a 8ª edição da Certificação Ambiental, Social e Governança Corporativa.
Uma ação cívica que dissemina, fomenta e convalida a cultura da sustentabilidade, o grau de conhecimento, a consciência econômico-social e ambiental dos industriais cearenses, é o que pode se dizer do Selo ESG-FIEC, que teve como agraciados em 2024, a diretora da Duggê Sorvetes, Socorro Castro; o CEO da Cinco Quinas Pães e Doces, Alex Martins; o diretor de Operações da Carnaúba do Brasil, Pedro Mapurunga Azevedo e, também, o CEO da Arca Plast, Guilherme Pegado.
A Certificação foi entregue para indústrias que exemplificam o compromisso com a sustentabilidade e adoção de políticas de responsabilidade social, além de reconhecerem os seus papéis de agentes ativos e integrantes da sociedade. É importante lembrar, que as práticas diárias das empresas agraciadas denotam o cuidado das mesmas com o meio ambiente, o respeito pelas comunidades em que atuam e a busca por uma governança centrada na transparência e na ética.
As atitudes tomadas pelas indústrias selecionadas nesta edição do Selo ESG-FIEC, são frutos do compromisso contínuo que elas têm com a inovação e a adaptação às melhores práticas globais. Vale lembrar ainda, que elas contribuem para o desenvolvimento sustentável e a competitividade da indústria cearense, tanto no cenário nacional, como também, no internacional.
“Nós vivemos um novo mundo, um mundo onde as empresas podem lucrar e crescer, promovendo o bem-estar de todos com os quais se relacionam, respeitando o meio-ambiente, valorizando a vida, abraçando a parceria e criando valor para a sociedade. Que saibamos fazer desse mundo, um lugar melhor para todos” foi o que disse o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ao encerrar o seu discurso proferido na solenidade de entrega da Certificação.
Entre as autoridades, industriais e presidentes de sindicatos e associações estiveram presentes no evento, o vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o diretor financeiro da FIEC e presidente do Sindcarnaúba, Edgar Gadelha; o superintendente do SESI Ceará e diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; a coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias e o executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Gustavo Vicentino.
* Depoimentos sobre o Selo ESG-FIEC
“É muito importante pra gente esse Selo, essa Certificação, porque nós somos uma empresa pequena e uma das pioneiras no recebimento desse Selo. A gente fica muito feliz com isso, e estar mostrando que a gente já estar pensando no futuro”.
Socorro Castro
Diretora-proprietária da Duggê Sorvetes
“É um divisor de águas hoje pra panificação. Hoje é a Cinco Quinas, mas amanhã poderão ser mais e mais empresas de panificação. É isso que queremos pra informar aos nossos clientes que a nova indústria de panificação é essa: ela é a que olha a sociedade, que tá vendo o meio-ambiente, que tá melhorando todos os processos, não é só lucro hoje. O empresário da panificação hoje, ele tá com a consciência muito mais avançada.”
Alex Martins
CEO da Cinco Quinas Pães e Doces
“A gente tem algumas certificações, mas a gente achava que precisava de uma Certificação que englobasse todas as práticas ESG. Com a FIEC tendo condições agora de ofertar esse produto, com credibilidade e com empresas independentes, a gente achou que era fundamental pra fechar com chave de ouro essa nova fase do mercado mundial.”
Pedro Mapurunga Azevedo
Diretor de Operações da Carnaúba do Brasil
“Isso já estava no nosso planejamento estratégico lá atrás, onde nós já tinhamos o GPTW, já tinhamos Inmetro, já tinhamos Certificação do tipo ISO 9001. E agora consagro o que a gente já vive na empresa nos últimos dois anos. Então pra gente é um Certificado sim, mas muito mais do que isso: viver isso diariamente.”
Guilherme Pegado
Presidente da Arca Plast
* ESG
Usada para se referir as organizações com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, a Environmental, Social and Governance (ESG) procura fazer com que a organização respeite a natureza, cuide das pessoas que nela trabalham e das que residem próximo. Ela tem também, líderes que dirigem as empresas e cuidam de todos.
Em dois anos de atuação, o Núcleo ESG auferiu resultados como: 47 Empresas e 14 Micro e Pequenas Empresas – MPEs que aderiram ao Programa ESG-FIEC; 19 Empresas e 05 Micro e Pequenas Empresas – MPEs Certificadas e 06 Pequenas Empresas que são contempladas com a melhor classificação em sustentabilidade: “Triplo A”. Todas passaram por uma rígida auditoria feita pelo Bureau Véritas e receberam nota máxima em todos os quesitos relacionados às práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
> As imagens exibidas na matéria são de autoria dos fotógrafos José Sobrinho e Laura Guerreiro / Assessoria de Comunicação da FIEC.