Foto: Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante / Crédito: José Sobrinho – Ascom / Fiec
Mais três empresas cearenses que se destacaram por suas práticas sustentáveis, Benatêxtil Beneficiamento Têxtil LTDA, Jaguatêxtil LTDA e Multicor Indústria Têxtil LTDA, foram contempladas com o Selo ESG-FIEC, entregue em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (24.07), na Casa da Indústria, em Fortaleza (CE).
Plateia assistindo atentamente a Solenidade de Entrega do Selo ESG-FIEC / Crédito: José Sobrinho / Ascom – FIEC
Além do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, participaram do evento, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Mudança de Clima, Vilma Freire, como também, os representantes das indústrias agraciadas, Josenildo Costa – diretor comercial da Multicor; o sócio e diretor industrial da Jaguatêxtil, Júnior Araújo; e o diretor da Benatêxtil, Paulo Rabelo.
Prestigiaram ainda, a entrega dos Certificados do Selo ESG aos industriais, empresários, colaboradores das respectivas indústrias, convidados, formadores de opinião e profissionais da imprensa cearense. A certificação concedida nesta data, engrandece as três representativas indústrias do segmento têxtil, motivo de celebração e incentivo para que outras empresas contribuam com o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará.
As três empresas citadas aqui, foram auditadas e certificadas pela Bureau Veritas, um dos maiores organismos certificadores do mundo. São indústrias que despontam no solo cearense com ações centradas na sustentabilidade, na humanização e na transparência dos seus relacionamentos. Além de orientá-las rumo à sustentabilidade, alinhando-se às melhores práticas globais, a iniciativa da FIEC procurar fornecer ao mercado uma avaliação criteriosa e validação das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) das indústrias cearenses.
“Falar de ESG, é falar de ética em todas as nossas relações, sejam elas de caráter comercial, política ou social”, foi o que disse ao iniciar o seu discurso durante a entrega da certificação, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, que ainda pontuou: “Ser uma empresa ESG, seja uma indústria ou qualquer outra organização, exige adotar uma nova cultura comportamental, que considere, respeite e valorize todas as partes interessadas, que envolva todos os elos da cadeia de valor”.
O dirigente da Casa da Indústria descreveu ainda, em sua fala, que as três letras são inseparáveis. “Não há ação ecologicamente responsável, sem a valorização das pessoas. Não se pratica a responsabilidade social, sem uma gestão eficiente dos recursos. Não há governança que se sustente sem o apoio daqueles que a conduzem, e o respeito ao ambiente que nos envolve”, afirmou Cavalcante. acrescentando: “E foi essa consciência que me fez, cerca de dois anos atrás, implantar no Sistema FIEC, um Núcleo especificamente voltado para tratar das questões relacionadas ao ESG”.
Já a coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias, comentou: “Estamos extremamente felizes em conceder o Selo ESG-FIEC às empresas Benatêxtil, Jaguatêxtil e Multicor. Esta certificação reconhece o compromisso dessas empresas com práticas sustentáveis, fundamentais para o futuro da nossa indústria e da sociedade como um todo”, destacou Alciléia, lembrando: “Nosso objetivo é não apenas validar as práticas atuais, mas também inspirar outras indústrias cearenses a seguirem o mesmo caminho, promovendo um ambiente empresarial mais responsável e sustentável”.