Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, Oscar Rodrigues (União Brasil) tomou posse como prefeito de Sobral, cidade a 234 quilômetros de Fortaleza. A solenidade contou com duas etapas: a primeira foi realizada na Câmara Municipal, logo após a posse dos vereadores e a eleição da nova Mesa Diretora. Também foi empossada a vice-prefeita Dra. Imaculada (MDB), que acumulará o cargo de secretária na gestão de Oscar. A segunda etapa ocorreu na sede da Prefeitura.
Em discurso, Oscar Rodrigues destacou a importância da união e celebrou a democracia. “Hoje só existe um partido. Este é o meu desejo, o partido é Sobral”, afirmou. Ele também enalteceu o papel democrático na construção de uma sociedade mais justa. “A democracia é uma das coisas mais lindas que se pode ter em um país. É a oportunidade de pessoas servirem à cidade em todos os níveis administrativos e legislativos”, pontuou.
Família em destaque
Durante a posse, o prefeito fez menção a seus filhos. Ele celebrou o prefeito de Umirim, Judson Rodrigues (PSB), que também foi empossado no dia 1º, e elogiou o deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil), descrito como “grande causador desse sucesso” e “uma das grandes lideranças em Brasília”.
Compromissos de campanha
Oscar reafirmou suas promessas de campanha, destacando projetos como a construção de hospitais e a atração de empresas para Sobral. “As eleições passaram, mas seguimos focados. Vai haver muitas mudanças em Sobral, mas mudanças para o bem”, declarou. Ele também garantiu que não destruirá obras positivas das gestões anteriores, incluindo projetos do ex-prefeito Ivo Gomes (PSB) e de outros membros do grupo Ferreira Gomes.
Transição de cargo
A transmissão de cargo ocorreu na sede da Prefeitura, mas sem a presença de Ivo Gomes, que alegou suspeita de Covid-19. Apesar da ausência, o ex-prefeito enviou o livro de passagem de cargo assinado. Durante o evento, o nome de Ivo foi vaiado por parte da população presente.
Na ocasião, Oscar apontou problemas herdados da gestão anterior, como desafios em infraestrutura, saneamento básico, saúde e economia. Ele pediu paciência e confiança da população para enfrentar as dificuldades e destacou que espera contar com o apoio do governador Elmano de Freitas (PT).
Equipe de gestão e prioridades
Durante a cerimônia, foram anunciados os secretários que integrarão a nova gestão, embora algumas nomeações dependam da aprovação de uma reforma administrativa. Segundo o prefeito, haverá aumento de pastas, mas “sem custos aos cofres públicos”.
Oscar também destacou a necessidade de fomentar a economia local, apontando problemas como empresas fechando e o aumento do desemprego em Sobral. “A economia da cidade está ruim. Muitas portas fechadas, muitas pessoas desempregadas. Vamos buscar soluções”, afirmou.
A cerimônia foi encerrada com aplausos, marcando o início de uma nova fase administrativa em Sobral, com expectativa de mudanças significativas nos próximos anos.
Fonte: O Povo Online