PUBLICIDADE

Sema realiza neste sábado Festa Anual das Árvores 2024

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), realiza neste sábado, a partir das 9h, a Festa Anual das Árvores 2024 (FAA). O evento, que será realizado na Área Padre Antônio Tomás, do Parque Estadual do Cocó, vai contar com a presença do governador Elmano de Freitas e da titular da SEMA, secretária Vilma Freire. Na oportunidade, será apresentado o resultado dos estudos realizados na área afetada pelo último incêndio no Parque Estadual do Cocó, com a apresentação do Plano “Restaura Cocó”, estudo que apresenta os problemas decorrentes do incêndio e as medidas mitigatórias.

A FAA é um evento coordenado pela SEMA, em parceria com municípios cearenses, organizações do Terceiro Setor, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, estão sendo realizadas diversas ações em todo o território cearense, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

A titular da Sema, Vilma Freire, destaca que, a cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da FAA. Em 2024, o tema é “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”, pois, segundo ela, ao longo das últimas décadas, as atividades humanas vêm causando o aquecimento do planeta, gerando consequências desastrosas para todos os seres vivos e os incêndios florestais são as piores dessas agressões. “Destrói a vida das florestas, afeta a saúde humana e contribui com as mudanças climáticas. Nesse contexto, preservar e plantar árvores é fundamental para a conservação da vida no planeta. Por isso, este ano, temos uma campanha dedicada exclusivamente, ao combate dos incêndios florestais”, disse.

Dos 184 municípios cearenses convidados, 147 aderiram, por meio da apresentação de plano de trabalho, à participação na Festa Anual das Árvores 2024, com a realização de inúmeras atividades locais, assim como 106 escolas estaduais, 27 Unidades de Conservação (UC) estaduais e milhares de jovens integrantes do programa do Governo do Estado, Agente Jovem Ambiental (AJA). Todos realizarão, simultaneamente, diversas atividades de plantio e de educação ambiental, com o objetivo de semear na população cearense, a ideia da preservação das árvores para um mundo melhor. Durante a atividade acontecerá a distribuição de 36 mil mudas de árvores.

  • Com informações da assessoria da SEMA
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir