Oito trechos do litoral de Fortaleza estão próprios para banho durante o Carnaval, conforme o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (13/02) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O monitoramento tem como objetivo avaliar a qualidade da água e garantir a segurança dos banhistas, seguindo os critérios estabelecidos pela legislação ambiental vigente.

A análise atende à Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e considera a coleta semanal de cinco amostras de água em cada ponto monitorado. Em seguida, elas são avaliadas em laboratório.
Trechos próprios
No setor Leste da capital, as praias do Titanzinho e Sabiaguaba apresentam condições adequadas para banho. No setor Centro, estão inclusas a Praia do Meireles, na altura das ruas José Vilar (próximo ao posto 06) e Av. Rui Barbosa (no Aterro), e Praia de Iracema, na altura do Centro Cultural Belchior, na Iracema Guardiã e na Av. Almirante Tamandaré (próximo à Ponte Metálica). Já no setor Oeste, foi classificado como próprio o trecho da Praia do Pirambu, na altura da Av. Filomeno Gomes (Praia da Leste).
Trechos impróprios
No setor Leste, as restrições atingem principalmente a Praia do Futuro, incluindo áreas como Caça e Pesca, Capela de Santa Terezinha, ruas Germiniano Jurema, Embratel, Francisco Montenegro, Antônio Atualpa Rodrigues, Gerôncio Brígido Neto, Clóvis Mota e Ismael Pordeus, além das avenidas Carlos Jereissati e da Areninha Praia do Futuro I. A Praia da Abreulândia, na altura da rua Teófilo Ramos, também foi classificada como imprópria.

No setor Centro, estão inadequados trechos da Praia do Meireles, na Avenida Desembargador Moreira (próximo à Feirinha da Beira Mar), e da Praia do Mucuripe. Estão inclusas as áreas do Jardim Japonês, Arena Beira Mar, Porto dos Botes, entorno do Mercado dos Peixes e a região da Estátua de Iracema do Mucuripe.
Já no setor Oeste, permanecem impróprios trechos das praias da Leste Oeste, Barra do Ceará, Pirambu e Colônia. As áreas incluem locais próximos à Igreja de Santa Edwiges, Projeto 4 Varas, ruas Rita das Goiabeiras, Bom Jesus e Coqueiro Verde, além da Praia da Formosa, Praia do “L”, final da Avenida Pasteur e a foz do Rio Ceará.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


