PUBLICIDADE

Semana da Criança tem programação especial no MIS Ceará

Foto: Reprodução

O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza nesta semana uma agenda especial voltada ao público infantil, em celebração ao Dia das Crianças (12). Estão previstas apresentações teatrais e musicais, além da atividade especial “Uma Noite no Museu”, com diversas dinâmicas e desafios. Já a Galeria da Liberdade, espaço que faz parte do conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é administrada pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, oferece ao longo de outubro visitas guiadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”. A iniciativa será sempre aos sábados, às 16h. Toda a programação é gratuita. O MIS faz parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão compartilhada com o Instituto Mirante.

Uma noite no Museu

Nesta sexta-feira (10), das 18h às 19h30, será realizada mais uma edição da atividade Uma Noite no Museu. A iniciativa educativa do MIS transforma o espaço expositivo em um grande ambiente de aventura. Baseada na clássica caça ao tesouro, a proposta convida crianças e familiares a ajudarem um museólogo a recuperar seu acervo extraviado, unindo arte, memória e criatividade. Durante a ação, os participantes percorrem diversos ambientes do museu, interagem com personagens, enfrentam desafios lúdicos e vivenciam experiências sensoriais com projeções, sons e performances. Ao final, todos passam a integrar a narrativa ao devolver o “tesouro da memória” ao museólogo. Estão disponíveis 20 vagas, e cada criança deve estar acompanhada de um responsável. As inscrições ocorrem por ordem de chegada, a partir das 16h, na recepção do Anexo, com a presença obrigatória da criança inscrita.

Espetáculo Infantil: “A Bruxa Catifunda”, do Grupo Formosura de Teatro

No sábado (11), às 18h, será apresentado na praça do MIS o espetáculo infantil “A Bruxa Catifunda”, encenado pelo Grupo Formosura de Teatro. Com texto e direção de Graça Freitas, a peça é um teatro de mamulengo voltado às crianças, mas que também conquista o público adulto. A narrativa gira em torno de Quinzinho, um garoto que vende pirulitos e tenta proteger a natureza das ameaças da bruxa Catifunda, que quer destruir flores, poluir rios e transformar a cidade em um local cheio de lixo. Com a ajuda da plateia, o menino encontra uma forma de derrotá-la. No elenco, estão Maria Marina, Graça Freitas, Raul Alves e Rami Freitas.

O Grupo Formosura de Teatro, influenciado pela tradição dos mamulengueiros do Nordeste, é formado por uma família de artistas que se unem a parceiros criativos. Fundado em 1985, o grupo iniciou sua trajetória com espetáculos de bonecos e hoje combina bonecos e atuação humana em cena. Com irreverência e humor típicos da cultura popular, investem em diversas linguagens que abordam questões humanas e sociais.

Tia Samila e sua turma em: Brincadeira de Criança

No domingo (12), às 15h, será realizado na praça do MIS o show “Brincadeira de Criança”, com Tia Samila e sua turma. A apresentação valoriza o ato de brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil, promovendo cultura e arte por meio da música. Com um repertório que estimula a imaginação, a oralidade e a interação entre crianças, o espetáculo traz músicas, jogos e atividades dinâmicas. O grupo é formado por Tia Samila, os personagens Mila e Bento e os músicos da Banda Infantil Tia Samila e sua turma.

O Circo do Chaplin

Ainda no domingo (12), das 17h às 18h, será apresentado na praça do MIS o espetáculo “O Circo do Chaplin”, com Apolo – O Chaplin Cearense. A peça narra as aventuras de Carlitos em seu circo de pulgas, utilizando a linguagem da mímica chapliniana para criar um enredo em que, após a perda de sua pulga artista, Chaplin assume o comando do show com a ajuda do público.

Apolo, artista de rua e intérprete de Chaplin há 14 anos em Fortaleza, representa a resistência e a importância do artista de rua na ocupação do espaço público como lugar de afeto, imaginação e aprendizado. O espetáculo convida crianças e adolescentes a vivenciar o encanto do circo e do teatro de rua, transformando o cotidiano em poesia.

Visita guiada à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política”

A Galeria da Liberdade, parte do Palácio da Abolição e administrada pelo MIS, promove durante outubro visitas guiadas à mostra “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”. Sempre aos sábados, às 16h, os educadores do espaço conduzem o público por uma experiência reflexiva, abordando histórias de resistência de mulheres que enfrentaram a repressão na defesa dos direitos humanos e da democracia. São 40 vagas disponíveis para maiores de 12 anos, com inscrições por ordem de chegada.

A exposição é uma itinerância do Memorial da Resistência de São Paulo, com curadoria de Ana Pato e Carolina Junqueira, e reúne depoimentos de mulheres que sofreram com a repressão do regime militar (1964-1985). Ao todo, 22 relatos estão na instalação “Partitura da Escuta” (2023), de Bianca Turner, em diálogo com o pensamento da intelectual negra Beatriz Nascimento. Três poemas da autora, escritos nos anos 1980, integram a mostra, que aborda temas como racismo, resistência e memória.

Exposições no MIS

A sala imersiva do MIS exibe as mostras “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri”, “Re-floresta” e “Avatara”. Já nas áreas expositivas físicas estão disponíveis “Bezoar do Tempo” (andar +2), “Avatara” (andar -2), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).

O funcionamento do MIS é de quarta a domingo, com horários variados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (entrada até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (entrada até 19h30).

Serviço:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.

– Uma noite no Museu
Data: 10 de outubro (sexta-feira)
Horário: 18h às 19h30
Local: Anexo
Inscrições por ordem de chegada a partir das 16h.

– Espetáculo Infantil: “A Bruxa Catifunda” do Grupo Formosura de Teatro
Data: 11 de outubro (sábado)
Horário: 18h às 19h
Local: Praça do MIS

– Tia Samila e sua turma em: Brincadeira de Criança
Data: 12 de outubro (domingo)
Horário: 15h às 16h
Local: Praça do MIS

– O Circo do Chaplin
Data: 12 de outubro (domingo)
Horário: 17h às 18h
Local: Praça do MIS
Galeria da Liberdade
Avenida Barão de Studart, 505. Meireles.
Entrada: gratuita.

– Visitas mediadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política”
Datas: 11, 18 e 25 de outubro (sábados)
Horário: 16h
Inscrições por ordem de chegada.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir