Na semana em que o futebol cearense se destacou em nível nacional e internacional a semana fecha com um Clássico-Rei. Os quatro semifinalistas do Campeonato Cearense passaram para as fases seguintes da Copa do Brasil e da Libertadores.
Em busca da Glória Eterna da Libertadores o Fortaleza fez o dever de casa com autoridade contra o Deportivo Maldonado, do Uruguai. Um 4 a 0 que mostra um dos principais pontos fortes do Fortaleza há muito tempo: o fator casa e mando de campo.
O Fortaleza já garantiu a sua participação na fase de grupos da Copa Sul-Americana, mas certamente está pensando muito mais alto, embora o próximo adversário seja bem mais difícil: o Cerro Porteño, do Paraguai.
Os paraguaios têm mais tradição na Liberta que o último adversário do Fortaleza, talvez tenham mais tradição na competição que o próprio Fortaleza. O melhor resultado do Cerro foi chegar às semifinais, nada mais que isso. Já complicou a vida de adversários brasileiros, porém estão longe de ser invencível.
O primeiro jogo é no Castelão, no próximo dia 9 (quinta-feira). A volta está confirmada para o dia 16.
Contar com o apoio da torcida na primeira partida pode ser muito importante para construir uma vantagem para o jogo da volta. Com um time que está ganhando uma forma de jogar, um entrosamento e colocando o modelo de jogo do seu treinador em campo. Parece que está engrenando e tende a manter o poder de competitividade ao longo da temporada. Sem falar que o banco do Fortaleza está sendo muito bem usado e faz a diferença a favor.
A classificação para a Fase de Grupos da Libertadores vai representar muito esportiva e financeiramente para o Fortaleza, que vai poder se estruturar mais ainda para fazer uma temporada que encha de orgulho a sua torcida, contando com os recursos que entram em caixa.
Copa do Brasil e uma classificação sem sustos
O Ceará também fez o que a torcida esperava. Confirmou o favoritismo diante da Caldense, de Minas Gerais, e passou de fase na Copa do Brasil, faturando R$ 1,4 milhão.
Venceu com autoridade, mostrando um futebol que há algum tempo a torcida não via. Agrediu o adversário e soube aproveitar as oportunidades embora tenha sofrido alguns sustos mesmo no começo do jogo, quando ainda estava 0 a 0.
Mas ao longo do jogo o time de Gustavo Morínigo se encontrou. E se impôs diante de um adversário tecnicamente mais fraco. O mais importante da partida foi que mostrou a torcida que pode crescer ao longo da temporada e enfrentar de igual para igual adversários que possam ser “superiores”. Na próxima fase, o Ceará enfrenta o Ituano, fora de casa. Precisa vencer para se classificar e um empate leva a disputa para os pênaltis.
Ainda falta muito para o ano acabar, mas a coluna tem falado que o desafio do Ceará é manter o estilo de jogo e a pegada para conquistar os objetivos na temporada: o principal é voltar para a Série A, mas o Ceará tem condições de voltar a conquistar o Campeonato Cearense e de brigar para chegar a mais uma final da Copa do Nordeste.
Um Clássico com os dois em ascensão
Uma semana de vitórias para Ceará e Fortaleza termina com um Clássico-Rei, válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste.
Ambos em situação boa e que não devem ter a classificação ameaçada em caso de eventual derrota, principalmente o Fortaleza, líder do Grupo A, com 15 pontos. Se vencer, o Leão chega a 18 pontos e garante a classificação matemática, no mínimo em segundo colocado, já com a vantagem de jogar em casa as quartas e a semifinal. O Sport, com 12 pontos e ainda com um jogo a menos, é o único que pode tomar a liderança do Fortaleza.
Empate está longe de ser um mau negócio para o Leão. Chegaria aos 16 pontos, já com a classificação para a próxima fase carimbada, precisando de uma vitória contra o Santa Cruz na última rodada para terminar em primeiro ou segundo.
Com a vitória do ABC por 3 a 0 frente o Atlético de Alagoinhas, da Bahia, o Ceará perdeu a liderança. Atualmente em segundo, no Grupo B, o Ceará com uma vitória retoma a liderança, dependendo só de si para se classificar em primeiro. Os dois últimos adversários do Ceará são Vitória (em casa) e Atlético (fora). Ambos já quase eliminados.
Perder o Clássico mantém o Ceará em segundo no Grupo B, com chances de passar com vantagem para as quartas de final, mas pode não passar mais como líder do Grupo.
Entretanto vai ser um jogo em que ambos devem iniciar buscando a vitória: o Fortaleza para “descontar” a derrota do primeiro encontro, que tirou do Leão a melhor campanha da primeira fase e o Ceará quer ganhar para manter a vantagem, no ano, frente o maior rival.
Ceará e Fortaleza ainda podem se enfrentar em uma provável final do Campeonato Cearense (em dois jogos). Na Copa do Nordeste se um passar em primeiro e o outro em segundo ou terceiro do seu grupo, se enfrentam em uma eventual semifinal de Copa do Nordeste caso vençam as quartas de final. Se ambos passarem em primeiro ou em segundo, só voltam a se enfrentar em uma eventual final.
Clássico na Copa do Nordeste
Desde que foi retomada, em 2013, Ceará e Fortaleza se enfrentaram pela Copa do Nordeste por 7 vezes. Há um pequeno tabu a favor do Ceará. Foram duas vitórias do Alvinegro e cinco empates.
Em 2015, foram dois jogos pela fase de grupos, o formato era diferente, sendo um empate e uma vitória do Ceará por 2 a 1.
A partir de 2019, quando a Copa do Nordeste adotou o formato atual, houve empates na fase de Grupos em 1 a 1 em 2019, 2020 e 2022. Em 2021, ambos empataram em 0 a 0.
Em 2020, Fortaleza e Ceará se enfrentaram na semifinal e o Vozão venceu por 1 a 0, se classificando para a semifinal daquela competição e conquistando o título na sequência, vencendo o Bahia duas vezes por 3 a 1 e 1 a 0.
Ferroviário e Iguatu
Ferroviário e Iguatu se classificaram para a segunda fase da Copa do Brasil e embolsaram R$ 900 mil cada. Recurso importante para a sequência da temporada, ambos estão nas semifinais do Campeonato Cearense e vão disputar a Série D de 2022. Eles já garantiram a vaga na competição nacional em 2024.
Sobre Copa do Brasil, agora o Iguatu vai sair de casa e enfrentar o Santos na Vila Belmiro, precisando de um empate para levar para os pênaltis ou de uma vitória no tempo normal.
O Ferrão joga a segunda consecutiva fora de casa. Precisa vencer o Grêmio em Porto Alegre para seguir adiante na Copa do Brasil.