Uma chamada óbvia demais: no domingo (19), dia do Padroeiro do Ceará, São José, por volta das 20h30min, ou pouco antes disso a torcida cearense já saberão quem vai decidir o Campeonato Cearense de 2023 e, consequentemente, terão vaga garantida na Copa do Brasil de 2024.
Ceará x Iguatu
A disputa começa no sábado, às 16 horas, no Castelão, entre Ceará e Iguatu. Empate no primeiro jogo em 1 a 1. Novo empate e a decisão da vaga acontece nos pênaltis.
Ceará e Iguatu saíram na segunda fase da Copa do Brasil. O Iguatu saiu de cabeça erguida, perdeu para o Santos, mas não fez feio, tendo sido reconhecido até pelo técnico do Peixe, Odair Hellman. Teve uma semana para focar somente na decisão e chega ao Castelão querendo o feito inédito de disputar a final do Campeonato Cearense.
O Ceará viveu duas semanas de intensas, alternando as disputas da Copa do Nordeste, Campeonato Cearense e Copa do Brasil. Perdeu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil para o Ituano no meio da semana, nos pênaltis. É bem verdade que, talvez a torcida esperasse a classificação alvinegra e ficou na bronca. O diretor de futebol do Vozão, Albeci Júnior veio a público, pediu desculpas a torcida, o técnico Gustavo Morínigo também. Júnior disse ainda em entrevista que confia na força do elenco que tem. Resta saber se a torcida confia na Diretoria do Ceará, porque está vendo passar a sua frente um filme antigo.
A pressão do Ceará para as semifinais
Analisando a partida contra o Ituano, o Ceará só jogou 15 minutos. Fez um a zero e aceitou a pressão do adversário o restante do jogo. Um jogo desnecessariamente defensivo em uma competição na qual o time precisava da vitória para seguir adiante na Copa do Brasil.
Talvez o Ituano até merecesse a classificação nos 90 minutos, pois teve um gol legítimo anulado. Fato é que agora a Copa do Brasil faz parte do passado e o Ceará precisa chegar a final do Campeonato Cearense para garantir vaga na Copa do Brasil em 2024 sem sustos. Terá diante de si o adversário que o eliminou em 2022 e a pressão do torcedor.
O Ceará não vence há três jogos em que pese boa campanha na Copa do Nordeste e mesmo no Campeonato Cearense. O Ceará ainda tem a melhor a campanha do Estadual. Caso chegue a final terá o mando de campo na segunda partida, independente do adversário. O desafio do Vozão é, não só vencer o Iguatu, mas convencer a torcida que pode ir além e fazer uma temporada competitiva, diferente do que foi 2022.
O título do Campeonato Cearense pode ser o início, mas certamente, a torcida não vai se conformar somente com isso e está claro que o Ceará precisa de reforços para o restante da temporada.
Fortaleza x Ferroviário
O primeiro duelo entre ambos terminou empatado e novo empate leva a decisão para os pênaltis. Quem vencer avança à final.
Os dois tricolores vêm de eliminações em contextos bem diferentes. O Ferroviário foi a Porto Alegre enfrentar um Grêmio que tinha a obrigação da vitória e da classificação. Melhor campanha do Campeonato Gaúcho o Grêmio precisa dar uma reposta à sua torcida que não quer uma participação na Série A apenas para se manter ou brigar por Sul-Americana.
Mas mesmo diante um adversário mais forte, o Ferroviário aprontou. O goleiro Douglas Dias até defendeu um pênalti do ídolo Luiz Suaréz. Mas o Peixe não resistiu à pressão gremista e perdeu por 3 a 0. Uma derrota talvez esperada, mas o técnico Paulinho Kobaiashy soube valorizar os seus atletas.
Contra o Fortaleza, o Ferroviário sonha em voltar à final. Já ganhou do Ceará no início da temporada por 3 a 0. Teve a vitória nas mãos no primeiro jogo até os 44 do segundo tempo, mas sucumbiu à pressão do Fortaleza. O desafio é superar um adversário superior, voltando a dar ao Clássico das Cores ares de um verdadeiro clássico. Com todo respeito ao Ferroviário e aos percalços que o Tubarão passou ao longo das últimas décadas, o Fortaleza desponta como favorito.
Fora da Libertadores, o sonho do Penta permanece
No jogo de domingo, o Fortaleza vai ter a oportunidade de esquecer de vez a eliminação na Libertadores. Perder para o Cerro Porteño não foi algo tão absurdo. Classificado para a Libertadores o Fortaleza aguarda quem vão ser os adversários na próxima quarta-feira (22).
Juan Pablo Vojvoda precisa avaliar onde errou na Liberta e decidir o que vai mandar a campo no domingo.
A torcida do Fortaleza promete comparecer e incentivar o time. Até o fechamento da coluna mais de 25 mil torcedores tricolores confirmaram presença na semifinal de domingo.
Certamente, o Fortaleza deve iniciar o jogo indo para cima do Ferroviário, mas sabe que não pode dar espaço ao Tubarão da Barra, principalmente aos avanços de Erick Pulga, que tem aprontado quando chega ao ataque do adversário.
Decisão de Copa do Nordeste no meio da semana
Na próxima quarta-feira (22), Ceará, Fortaleza e Ferroviário já têm compromissos importantes pela Copa do Nordeste e vale posição na classificação. Fortaleza e Ferroviário estão matematicamente classificados. O Ceará também deve se classificar para a próxima fase ( na pior das hipóteses em terceiro lugar).
Neste sábado (18), acontece o último jogo atrasado da fase de grupos: Sport e Santa Cruz. Caso o Sport vença, chega aos 18 pontos e a melhor campanha da fase de grupos até aqui. O empate também é bom para o Rubro-Negro da Ilha. Vai a 16 pontos e permanece a frente do Fortaleza.
Se o Santa Cruz vencer, chega aos 11 pontos e pode ultrapassar o Ceará na última rodada a depender do saldo de gol. A derrota do Santa Cruz já pode confirmar a classificação do Ceará, atual líder do Grupo B com 13 pontos.
Fato é que uma vitória garante a classificação, sem depender de ninguém do trio cearense. Independente do resultado de Sport e Santa Cruz o Ceará se mantém em primeiro com uma vitória, na última rodada diante do Atlético de Alagoinhas.
Fortaleza e Ferroviário jogam fora de casa, contra Santa Cruz e Náutico respectivamente. Já classificados, os cearenses com a vitória ainda podem chegar às primeiras posições em caso de tropeço do Sport.
Copa do Brasil de 2024
Os critérios de classificação para a Copa do Brasil de 2024 miudaram. Não haverá mais vagas para os 10 primeiros colocados do Ranking Nacional de Clubes da CBF, como vinha sendo feito há alguns anos. Com essa antiga regra, os grandes nacionais asseguravam sua presença no torneio, já que caso algum time do top-10 já garantisse a vaga por outro meio, a vaga iria para o próximo colocado no ranking.
A CBF a utilizar a partir de 2024 o Ranking Nacional de Federações para a definição de quantas vagas cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais.
São Paulo e Rio de Janeiro, os dois melhores colocados no Ranking Nacional de Federações, terão direito a seis vagas cada um, devendo sair das competições estaduais. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, a cinco cada; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três cada; enquanto os demais estados a somente duas.
A Copa do Brasil de 2024 seguirá assegurando 12 vagas além das via estaduais para os clubes classificados para a Conmebol Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Campeonato Brasileiro. Estas equipes permanecerão ingressando na competição somente na terceira fase.
Assim, caso um cearense vença o Campeonato estadual e a Copa do Nordeste, o quarto colocado do Cearense pode ganhar a vaga na Copa do Brasil de 2024.
Em caso de classificação do Fortaleza na Série A para a Libertadores mais uma vez, ou do título do Ceará da Série B o quarto colocado do Campeonato Cearense pode ser beneficiado.