A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Senado aprova piso da enfermagem, e segue para promulgação

Na tarde na última terça-feira, o plenário do Senado aprovou por unanimidade a proposta de emenda á Constituição que viabiliza o pagamento do piso da enfermagem, a PEC 42/2022, na última semana o texto foi aprovado em dois turno na Câmara dos Deputados.

De acordo com o a Lei 14.434, de 2022, os enfermeiros e enfermeiras têm direito a um piso de R$ 4.750. O valor é a referência para o cálculo dos vencimentos de técnicos (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e das parteiras (50%).

Reprodução: Internet

Atualmente, o pagamento do piso está suspenso pelo STF, por decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso, o ministro determinou que a União, entre públicos e privados se manifestassem sobre o impacto financeiro da medida na qualidade dos serviços prestados na rede de saúde.

14.434, de 2022, os enfermeiros e enfermeiras têm direito a um piso de R$ 4.750. O valor é a referência para o cálculo dos vencimentos de técnicos (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e das parteiras (50%).

A decisão do STF não precisa estar atrelada á suspensão do piso nacional para todos no Brasil, inclusive para entes públicos, em função do impacto para a iniciativa privada, que, segundo ele, pode ter uma solução construída em 60, 90 dias.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir