
O Senado Federal aprovou o projeto que institui a Rota Turística da Fé Padre Cícero/Frei Damião, um percurso que integrará nove cidades do Cariri cearense e do Estado de Pernambuco, consolidando a região como referência no turismo religioso do Nordeste. A iniciativa busca valorizar a religiosidade, a cultura e a história local, ao mesmo tempo em que movimenta a economia e gera empregos.
De autoria do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE), o projeto contempla os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Santana do Cariri, no Ceará, e Araripina, Bodocó, Exu, Ouricuri e Santa Cruz, em Pernambuco. O circuito incluirá santuários, festas religiosas e monumentos históricos, como o Santuário do Padre Cícero, no Horto, em Juazeiro do Norte, e o Santuário Frei Damião do Araripe, em Ouricuri.
Segundo Gadêlha, a iniciativa valoriza a memória de duas figuras religiosas que marcaram a história da região. “A proposta fortalece o turismo religioso, em respeito a figuras que representam fraternidade, solidariedade e manifestações de fé. É mais investimento e fé chegando ao sertão”, destacou. O relator do projeto, deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), reforçou que a rota deve promover integração turística, preservação cultural e ambiental, consolidando o Cariri como destino de romeiros e devotos.


