PUBLICIDADE

Senado homenageia Elmano por políticas de alfabetização na idade certa

Senado homenageia Elmano de Freitas mais outros quatro governadores por política de alfabetização na idade certa - (Foto: Reprodução)
Senado homenageia Elmano de Freitas mais outros quatro governadores por política de alfabetização na idade certa – (Foto: Reprodução)

Único Estado do Brasil a manter 85% de crianças alfabetizadas na idade certa, o Ceará foi reconhecido por implementar políticas que resultaram neste êxito em 2024. Por conta desse índice, o governador Elmano de Freitas (PT) foi homenageado no Senado Federal, em solenidade realizada nesta segunda-feira (13/10). Senado homenageia Elmano que, em discurso realizado no evento,  dedicou a honraria a todos os profissionais da área que deram a sua contribuição para que o Ceará se tornasse esse destaque em nível nacional.

“Recebo esta comenda com profunda gratidão e emoção. Este é um reconhecimento que pertence a todo o povo do Ceará, especialmente aos nossos educadores. Eles dedicam a sua vida à missão mais nobre que existe: ensinar e garantir que a criança tenha o direito de aprender. Isso simboliza um compromisso coletivo, que atravessa governos, gestões e gerações. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.

Senado homenageia Elmano e mais quatro governadores:

Além de Elmano, os governadores Clécio Luís, do Amapá; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Rachel Lyra, de Pernambuco; e Romeu Zema, de Minas Gerais foram agraciados. Além dessa conquista, o Ceará conquistou o melhor resultado do Brasil nos anos iniciais e finais na rede pública do Ensino Fundamental. O Estado também foi destaque em outros índices educacionais.

Segundo Elmano, esse resultado é fruto de uma política estruturante que começou há 18 anos.

“Hoje, o PAIC, Programa de Alfabetização na Idade Certa, é um patrimônio do Ceará. Com coragem e perseverança, fizemos o PAIC, em 2007, que fez o Ceará tomar uma decisão histórica. Firmamos esse projeto em quatro pilares fundamentais: formação dos professores, avaliação da aprendizagem, apoio técnico e pedagógico, bem como a valorização dos resultados”, enfatizou.

As 10 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais são cearenses;

Das 21 escolas com nota 10, 15 são do Ceará;

Entre as 50 cidades com melhor Ideb no 9º ano, 20 são cearenses;

O Ceará conta com formação continuada de professores e gestores;

Acompanhamento pedagógico das escolas;

Material didático estruturado e avaliação permanente; e
Incentivo financeiro vinculado a resultados de aprendizagem.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir