PUBLICIDADE

Senador Eduardo Girão confirma vinda de senadores ao Ceará para apurar tentativa de fuga em Presídio em Itaitinga

Senador Eduardo Girão / Crédito da Foto: Divulgação

Em pronunciamento no Senado, o Senador Eduardo Girão(Novo- CE) confirmou que a Comissão de Segurança Pública  vai fazer uma diligência na próxima  sexta-feira (9), no Ceará, para apurar uma tentativa de fuga na unidade prisional de Itaitinga, situada a 33km da capital do estado, Fortaleza. O Senador cearense confirmou também a vinda do Senador Styvenson Valentim(Podemos – RN). Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o deputado estadual Sargento Reginauro(Uniao Brasil) é parlamentar que está apoiando a diligencia e a realização de reunião no Legislativo estadual.

 

Autor do requerimento, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse que a reunião acontecerá às 10h, na Assembleia Legislativa do Ceará, para ouvir representantes da OAB, dos Policiais Penais e do Tribunal de Justiça. Ainda não houve confirmação da fuga pelo governo estadual.

 

“A reunião visa buscar a verdade em meio a tantas contradições sobre uma eventual fuga no presídio de Itaitinga (CE) no último sábado. Esse “mistério”tem deixado nossa população apreensiva e tal indefinição desrespeita o cidadão cearense”, reforça Girão.

 

 

O governador do Ceará, Elmano de Freitas(PT)  publicou vídeo onde o secretário da Administração Penal e Ressocialização, Mauro Albuquerque,nega fuga de presos em Itaitinga na noite do dia 3/8.

 

Em vídeo também nas redes sociais, Joelia Lins, presidente do Sindicato dos Policiais Penais, rebateu o Secretário e o Governador e disse que acompanhou pessoalmente a rebelião nas imediações do presídio. Ela gravou mensagem na mesma noite confirmando que policiais penais ficaram reféns na ocorrência e que “fugiram vários presos”.

 

Joelia diz que alguns fugitivos foram recapturados, mas nada de números foram divulgados pelo Governo do Estado.

 

Ainda no seu discurso, o Senador destaca que  o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, disse que “parte da imprensa” divulgou informações equivocadas, mas não citou o Sindicato dos Policiais Penais.

 

“O fato é que diante da “guerra de narrativas” e flagrantes contradições, precisamos ouvir em audiência na Casa Revisora da República, no Auditório da Assembleia Legislativa do Ceará,  entidades e instituições que esclareçam o episódio que tem tirado o sono dos cearenses”, conclui Girão.

 

Posição oficial do Governo do Ceará

 

Por sua vez, o Governo do Ceará afirma, via Assessoria de Imprensa, que a tentativa de fuga na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto, localizada no município de Itaitinga, a 31,01 km da Capital, aconteceu após dois policiais penais serem rendidos pelos presos, de acordo com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). As informações foram passadas em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 6, na sede da Secretaria da Proteção Social (SPS).A situação aconteceu na noite deste sábado, 3.

 

Ao todo, 22 presos tentaram fugir do local, de acordo com a Secretaria de Administração Penal e Ressocialização (SAP). Como já citado, eles foram contidos.

 

Veja o vídeo com o Pronunciamento do senador Eduardo Girão no Senado Federal:

 

 

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir