PUBLICIDADE

Senador Sá terá nova eleição após decisão do TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou, por unanimidade, a cassação do prefeito de Senador Sá, Bel Júnior (PP), e da vice-prefeita, Profa. Maria (PP). A decisão foi tomada na quinta-feira (24/04) e teve como base a acusação de abuso de poder político e econômico durante o período eleitoral. Com a medida, o município deverá realizar novas eleições. Além disso, Bel Júnior também foi declarado inelegível por oito anos.

Movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), a ação apontou irregularidades em um evento promovido pelo gestor em agosto de 2024: a Cavalgada do Bel. A festividade contou com apresentações musicais e distribuição de brindes a eleitores. Para o MPE, houve uso indevido de recursos públicos com o objetivo de autopromoção, configurando showmício, prática vedada pela legislação eleitoral.

Senador Sá terá nova eleição após decisão do TRE-CE
Foto: Divulgação/Instagram

Apesar de a denúncia ter sido rejeitada inicialmente por falta de provas contundentes, a decisão foi revertida em março de 2025, após recurso apresentado pelo MP e pela chapa adversária. Na sequência, a defesa de Bel Júnior e Profa. Maria apresentou embargos de declaração, julgados e rejeitados pelo TRE nesta semana.

A defesa argumentou que a cavalgada era um evento tradicional, criado no início da gestão em 2021, e não teria finalidade eleitoral. Segundo os advogados, os brindes distribuídos não estavam associados à candidatura, pois não continham número, nome nem símbolos partidários. Além disso, alegaram que parte do público presente sequer era eleitora do município.

O TRE, porém, entendeu que o evento teve intenção de promover a candidatura à reeleição. Entre os elementos considerados irregulares estavam o uso de jingles da campanha, a presença de paredões de som, passeatas e a participação de artistas populares da região, além da distribuição de itens personalizados como camisas e bonés.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir