O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) obteve o maior índice de empregabilidade por ocupação na indústria, na categoria de Aprendizagem Industrial, entre todos os departamentos regionais do País. O resultado consta na pesquisa do Sistema de Acompanhamento Permanente de Egressos do Senai (SAPES), realizada pelo Departamento Nacional para o triênio 2023-2025.
De acordo com o levantamento, o Ceará alcançou taxa de 62% de empregabilidade na Aprendizagem Industrial, o que o posiciona em primeiro lugar tanto no Nordeste quanto no ranking nacional. O Amazonas aparece em seguida, com 61,9%, e o Maranhão ocupa a terceira colocação, com 58,9%.

Para o diretor regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, o desempenho está ligado a uma reorientação da instituição no Estado. “Esse resultado é fruto de um reposicionamento da estratégia do Senai Ceará orientado pelo presidente da Fiec [Federação das Indústria do Ceará], Ricardo Cavalcante, em focar nos cursos que tenham maior aderência para a indústria e sempre ouvindo as demandas dos industriais cearenses”, comentou.
O levantamento também avaliou o desempenho em Técnico de Nível Médio e Qualificação Profissional. Na região Nordeste, o Ceará ocupa a primeira posição em todas as modalidades, sendo o único estado com crescimento em todos os percentuais. No cenário nacional, o Ceará figura no 1º lugar em Aprendizagem Industrial, 6º lugar em Técnico de Nível Médio e 10º lugar em Qualificação Profissional.
Preferência das Empresas
O estudo do SAPES aponta ainda o grau de satisfação das empresas que contratam profissionais formados pelo Senai. Entre os empregadores, 92,2% demonstram preferência por egressos da Aprendizagem Industrial. Na categoria de Qualificação Profissional, o índice é de 90,1%, enquanto na formação de Técnico de Nível Médio o percentual chega a 88,4%.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.