Após a divulgação de uma das maiores fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), evidenciou-se a vulnerabilidade de aposentados e pensionistas. Nesse contexto, a Serasa compilou algumas orientações para ajudar beneficiários da Previdência Social a proteger seus dados pessoais e evitar prejuízos.
Estratégias dos Golpistas
Os criminosos costumam abordar as vítimas por telefone, e-mail ou mensagens de celular, com o objetivo de obter informações pessoais de maneira indevida. As tentativas envolvem, em muitos casos, a promessa de facilidades como adiantamento do 13º salário ou contratação de empréstimos consignados, frequentemente inexistentes.
De acordo com Patrícia Camillo, gerente executiva de soluções da Serasa, essas ações fraudulentas se baseiam em abordagens diretas, nas quais o criminoso se passa por um representante bancário ou servidor público. “Sem desconfiar, a vítima acaba cedendo dados importantes ao criminoso, que costuma coagir e explorar vulnerabilidades, exigindo dados ou depósitos urgentes”, explica.
Como evitar fraudes?
- Realize atualizações cadastrais somente pelo portal Meu INSS e não compartilhe senha ou dados pessoais;
- Verifique mensalmente o extrato do benefício e fique atento a valores descontados de forma irregular;
- A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br;
- Mantenha os dados de contato atualizados na plataforma do Meu INSS ou pelo telefone 135;
- Não forneça informações por e-mail, telefone ou mensagens de texto, mesmo que o contato pareça confiável;
- Desconfie de mensagens não identificadas e não clique em links enviados por SMS. O número oficial do INSS para mensagens é 280-41;
- Use o Meu INSS para confirmar qualquer contato ou convocação recebida;
- Utilize exclusivamente os canais oficiais para entregar documentos ou agendar serviços;
- O INSS não solicita informações por meio de ligações ou mensagens, nem exige envio de fotos de documentos;
- Monitore com frequência o seu CPF para identificar possíveis tentativas de uso indevido.
O que fazer em caso de fraude?
A principal recomendação é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e notificar o INSS por meio da Ouvidoria no site ou pelo telefone 135. Caso o criminoso tenha se identificado como funcionário de um banco, é essencial comunicar a instituição envolvida.
Em caso de prejuízo financeiro, órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, devem ser procurados. em caso de prejuízo financeiro. Para situações mais complexas, é recomendada a busca por assistência jurídica especializada.
Para auxiliar nesse processo, a Serasa oferece o serviço Serasa Premium, que envia notificações em tempo real sempre que houver movimentações relacionadas ao CPF do usuário, como consultas, tentativas de crédito ou abertura de empresas. Todas as informações estão disponíveis no site.
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