Entre os dias 14 e 26 de agosto de 2025, o município de Quixadá se tornará o cenário de um encontro dedicado a reconhecer, proteger e comemorar a tradição oral: o III Seminário de Patrimônio Cultural do Sertão Central, com o tema “Oralidades e suas formas de acontecer”. Promovido pela Casa de Saberes Cego Aderaldo, o evento reunirá estudiosos(as), mestres(as) da cultura, profissionais da área cultural, educadores(as), artistas e representantes de comunidades tradicionais para debater a relevância da oralidade na formação e manutenção do patrimônio imaterial.

Mais do que falas ou cânticos, a oralidade é compreendida como uma tecnologia ancestral de conhecimento, resistência e partilha de saberes, expressa em cantorias, narração de histórias, toadas, rezas, memórias vividas, performances e apresentações poéticas. Ao longo de sua programação, o Seminário contará com debates, rodas de conversa, espetáculos artísticos, vivências educativas, oficinas e lançamentos de livros, evidenciando o poder das vozes que ressoam pelo Sertão.
A cerimônia de abertura ocorre hoje, 14 de agosto, seguida da mesa-redonda “Narrativas de Resistência: Oralidade entre Mulheres de Tradição”, com a participação de nomes como Meire Roseno (da Dança de São Gonçalo) e Maria Jacinta (líder do Quilombo Mearim), sob mediação de Izaltina Gonzaga.
Já no dia 15, o cordel será o foco principal em duas mesas temáticas sobre “Literatura de Cordel no Sertão Central Cearense”, reunindo cordelistas como Ciria de Sousa, Natan Feijão, Maria Terezinha e Nidson Maciel, com mediação do mestre Klévisson Viana. A programação segue com a oficina de Gravura e expressões da oralidade, ministrada por Silva Barros, e atividades culturais como a Bodega da Casa, a Bodega Ecológica e o recital “A poesia cantada do Sertão”, com João de Oliveira e Limeira.
No dia 16, o público poderá aproveitar contação de histórias, feiras ecológicas e, à noite, uma apresentação de forró nostálgico com Agna Ruth e Banda. Encerrando as atividades, no dia 26, a vivência “Mestras que dançam a tradição” reunirá Mestra Lourdes do Coco e Zulene Galdino no Sítio Estrela Dalva, em Solonópole, em um momento formativo e acolhedor.
Com entrada solidária mediante doação de 1kg de alimento, em apoio à campanha Ceará sem Fome, o III Seminário reforça o compromisso da Casa de Saberes Cego Aderaldo com a valorização do patrimônio cultural, promovendo o diálogo entre gerações e fortalecendo o elo entre a tradição e a atualidade.
A iniciativa é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), sendo gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Conta também com o apoio da Prefeitura de Solonópole e do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), via Centro Cultural Banco do Nordeste e Governo Federal.