A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, nesta terça-feira (07/10), a investigação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebida alcoólica em Fortaleza. Com o novo registro, o Estado soma seis notificações de possíveis ocorrências, das quais quatro já foram descartadas, incluindo uma morte. Agora permanecem sob apuração os casos da Capital e de Aquiraz.
Segundo informações da Sesa, as investigações estão sendo conduzidas por equipes da Vigilância em Saúde estadual e municipal, em parceria com as unidades hospitalares e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O objetivo é confirmar os casos em laboratório e identificar a origem da exposição ao metanol.

A Secretaria informou ainda que todos os municípios cearenses foram orientados conforme diretrizes do Ministério da Saúde. As recomendações reforçam a necessidade de detecção precoce e tratamento imediato dos casos suspeitos, além da notificação obrigatória de qualquer ocorrência relacionada à intoxicação por esse tipo de substância.
Suspeita e Confirmação
Conforme a pasta, é considerado suspeito o paciente que ingeriu bebida alcoólica e apresenta alguns sintomas específicos. Por exemplo, embriaguez persistente, dor abdominal, náuseas ou vômitos, forte dor de cabeça, confusão mental ou alterações visuais.
Para ser classificado como um caso confirmado, além dos sintomas anteriores, o paciente precisa manifestar sinais clínicos graves. São eles: coma, convulsões, cegueira ou rebaixamento do nível de consciência.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.