PUBLICIDADE

Sesa prepara ações de saúde durante o Carnaval 2025

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) planeja ações de assistência durante o período carnavalesco nas cinco Regiões de Saúde do Ceará. Haverá atividades preventivas contra ISTs e um amplo atendimento de urgência e emergência, com o auxílio dos hospitais regionais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e em parceria com os hospitais dos municípios.

A sistematização das atividades foi realizada por meio da Coordenadoria da Rede de Atenção às Urgências (Corue) da Sesa, em reunião preparatória com gestores da pasta, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

Segundo a coordenadora da Corue, Eva Baia, o objetivo é se antecipar às ocorrências típicas do período de Carnaval e fortalecer as redes de atenção à população. “No período de festa, as regulações de leitos e urgências precisam saber aonde irão acontecer os principais eventos carnavalescos e isso quem informa são as superintendências, que pegam informações com cada um dos seus municípios. Ter acesso a esses dados é importante porque as equipes podem se preparar, por isso realizamos essas reuniões de alinhamento”, explica.

Operação Carnaval 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) vai atuar com todo o efetivo durante o período festivo. “O principal objetivo é garantir a assistência de saúde imediata à população durante as festividades, em especial nas áreas de grande concentração de pessoas, como nos blocos de rua, nas praias, nas praças, e em outros eventos carnavalescos”, ressalta o diretor técnico do Serviço, Jefferson Oliveira.

O plano coloca ambulâncias em locais estratégicos, como na BR-116, na CE-040 e nas BR-020 e 222, onde há um maior fluxo de veículos e de eventos próximos. A ação conta com a parceria da PRE e da PRF, cujos agentes de segurança vão acompanhar os profissionais do Samu Ceará.

Ele reforça que a prevenção é fundamental para garantir que as pessoas aproveitem a festa de forma segura e saudável. “Se for dirigir, é importante que não tenha ingerido bebida alcoólica. Caso tenha ingerido, utilize outros meios de transporte. Outra dica importante é a hidratação durante a folia: o calor e o esforço físico durante as festas podem levar à desidratação rapidamente”, completa.

Atendimento 24 horas

O Samu 192 Ceará cobre 183 dos 184 municípios do Estado. O Serviço pode ser solicitado para ocorrências consideradas de urgência ou emergência: acidentes automobilísticos, suspeitas de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, crises hipertensivas, choque elétrico, queimaduras graves, engasgos, intoxicação ou envenenamento, agressões por arma de fogo ou arma branca, falta de ar intensa, transferência inter-hospitalar de doentes graves, dentre outras.

O órgão possui, atualmente, três Centrais de Regulação das Urgências (CRU): a CRU Eusébio, regulando as Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central; a CRU Juazeiro do Norte, que regula a Região de Saúde do Cariri; e a CRU Sobral, atendendo à Região de Saúde de Sobral. Ao todo, são 121 Bases de Apoio e 166 transportes, sendo três de resgate aeromédico, 29 Unidade de Suporte Avançado (USAs), 131 Unidades de Suporte Básico (USB) e três motolâncias.

Regionalização dos atendimentos e ações educativas

Nas cinco regiões de Saúde, irão ocorrer blitze educativas, com distribuição de preservativos e materiais educativos sobre a transmissão de ISTs, especialmente nas cidades que terão programação carnavalesca. A Vigilância Sanitária também fará ações de fiscalização nos postos médicos e em restaurantes.

Os Hospitais Regionais Norte (HRN), do Cariri (HRC), do Sertão Central (HRSC) e Vale do Jaguaribe (HRVJ), que têm porta aberta para atendimentos de urgência e emergência, continuam com o trabalho durante os quatro dias de folia.

Esse será o primeiro Carnaval com atendimento de emergência porta aberta no HRSC, o que fortalece a regionalização da saúde no Ceará, foco do Governo do Ceará. “O hospital está preparado para receber pacientes vítimas de causas externas, como acidentes automobilísticos, afogamentos, agressões (arma de fogo, arma branca) e fraturas de alta complexidade. Além do trauma, nossa unidade mantém sua retaguarda para AVCs, com neurologistas e neurocirurgiões de plantão, além de UTI referenciada para suporte intensivo”, destaca o diretor-geral da unidade, Cristiano Rabelo.

O HRVJ, que integra a Superintendência da Região de Saúde do Litoral Leste (SRLESTE), região que terá um dos maiores carnavais do Estado, que ocorre em Aracati, terá uma equipe a mais para receber as urgências e emergências.

TelePrep e TelePEP

Para facilitar o acesso aos kits de profilaxia de pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e tirar dúvidas, durante o período do Carnaval, o serviço do TelePrEP e TelePEP contará com atendimento em horário especial. 

No sábado (1º), será o dia com mais horas de atendimento, das 8h às 17h. No domingo (2), segunda (3) e terça-feira (4), o serviço estará disponível das 7h às 13h. 

Para acessar o serviço de TelePrEP e TelePEP, o paciente pode marcar uma teleconsulta com um médico por meio do site Saúde Digital ou do Ceará App, disponível para download nos sistemas iOS e Android. Depois da consulta, com hora marcada, o médico recomenda ou não os medicamentos, assim como solicita exames.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir