A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Sesa prepara processo para vacina contra a Covid no Ceará

Secretário de Saúde do Estado do Ceará, doutor Cabeto.
(Foto: Reprodução)

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), as 184 pastas municipais distribuídas pelo Ceará devem fazer um novo registro dos vacinadores das unidades de saúde no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA). A atualização é necessária para que que seja possível o acesso e digitação dos dados dos vacinados contra a Covid-19 no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), plataforma do Ministério da Saúde.

A Sesa ressalta, ainda, que os vacinadores têm até quarta-feira (13/01) para cadastrar as unidades de que irão realizar a vacinação contra o coronavírus nas cidades cearenses. Segundo o secretário de saúde, doutor Cabeto, no Ceará, principalmente em Fortaleza, epicentro da doença no Estado, há um cenário diferente dos demais. “O Estado do Ceará enfrenta a pandemia com um cenário diferente dos demais Estados no momento. Existe um aumento no número de casos sem uma repercussão maior no número de óbitos. Isso, principalmente no município de Fortaleza, e de forma mais evidente na regional 2”, explica.

A coordenadora de Vigilância e Prevenção a Saúde da Sesa, Ricristhi Gonçalves, reitera que todos os estabelecimentos de saúde que vão realizar a vacinação têm que registrar os dados. “É importante essa preparação agora, para quando a vacina chegar ao Ceará, e os estabelecimentos de saúde iniciarem a vacinação todos os registros sejam realizados da maneira devida”. Até o momento, 141 municípios já realizaram o cadastro. Os demais  encontram-se com o procedimento em andamento.

No Ceará, o Governo já requisitou vacinas contra a Covid de três laboratórios distintos:

_ A vacina produzida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca;

_ A vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac;

_ Vacina da farmacêuticas americana Pfizer e alemã BioNTech.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir