Prevenção, diagnóstico precoce e assistência contínua. Esses são os pilares do programa “365 Dias com Elas”, lançado nesta quinta-feira (25/09) pelo SESI Ceará, em evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A iniciativa tem como objetivo ampliar o cuidado com mulheres em todo o estado, por meio de ações educativas, preventivas e de apoio ao tratamento contra o câncer de mama e de colo de útero.
A gerente da Unissin/SESI, Veridiana Sales, destacou que o programa busca transformar a saúde da mulher além do Outubro Rosa. “Queremos gerar impacto durante os 365 dias do ano, não apenas em campanhas pontuais, mas em ações contínuas e eficazes que ajudem a reduzir estatísticas de adoecimento e de perdas precoces”, afirmou.
O lançamento contou com a presença de representantes da indústria, instituições parceiras e profissionais da saúde. Entre os parceiros estão o Grupo Mulheres do Brasil, o TRT da 7ª Região (Programa Trabalho Seguro), o Governo do Ceará e a UFC, por meio do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON).
O mastologista Luiz Porto, presidente do GEEON, reforçou a importância do diagnóstico precoce. Segundo ele, cerca de 9% das mulheres desenvolverão câncer de mama ao longo da vida, mas a detecção inicial pode garantir até 90% de chance de cura.
Além das falas institucionais, o evento emocionou o público com o depoimento da jornalista Elayne Costa, colaboradora do Sistema FIEC que enfrentou a doença recentemente e ressaltou a importância de não adiar o autocuidado.
O programa também prevê uma rede de ações diretas dentro das empresas, com consultas, vacinação, exames de rastreamento, além do suporte da Rede SESI de Clínicas e parceiros para a realização de exames como mamografia e ultrassonografia.
Com foco em sensibilização, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento, o “365 Dias com Elas” se propõe a unir indústria, sociedade e instituições de saúde em uma rede de apoio permanente às mulheres cearenses.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.