PUBLICIDADE

Sesi Ceará representa o Brasil em competição mundial de robótica

Os alunos do Sesi Ceará garantiram o primeiro lugar em duas subcategorias da World Robot Olympiad (WRO) e asseguraram vaga na final internacional, que ocorrerá em Singapura entre os dias 26 e 28 de novembro. A etapa nacional da competição, realizada no último dia 30 de agosto em Jaraguá do Sul (SC), reuniu mais de 120 equipes de todo o país.

As equipes cearenses participaram das subcategorias Elementary e Senior, ambas integrantes da categoria Future Innovators, que valoriza projetos autorais com aplicação prática da robótica e tecnologia. Os estudantes se destacaram com projetos inovadores que vão representar o Brasil na competição asiática.

Sesi Ceará representa o Brasil em competição mundial de robótica
Foto: Divulgação/Fiec

Para o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, a vitória reforça a força da juventude cearense. “A dedicação, o talento e o espírito inovador das nossas equipes de alunos e professores são inspirações para todos nós e mostram, de forma concreta, a força da juventude cearense, quando recebe as ferramentas certas para crescer. Ao alcançarem este resultado, elevam o nome do Sesi Ceará e da indústria cearense a um patamar de destaque nacional.”

Projetos Vencedores

A equipe All Might Kids (Elementary) desenvolveu um robô voltado a soluções para ambientes espaciais, explorando a aplicação prática da robótica e estimulando a criatividade. O grupo é composto por Samuel Dutra (6º ano), Miguel Mota (6º ano) e Thales de Sousa (5º ano), da Escola Sesi Senai Parangaba.

Sesi Ceará representa o Brasil em competição mundial de robótica
Foto: Divulgação/Fiec

Já a equipe All Might (Senior) apresentou uma inovação em inteligência artificial aplicada à robótica, com foco em robôs que auxiliam crianças com dificuldades na oralidade. O grupo é formado pelos alunos do Ensino Médio Ana Larissa Abreu (Centro), Niord Pereira e João Antônio de Macedo (Parangaba), e conta com o patrocínio oficial da ArcelorMittal Pecém.

“O grande diferencial das duas equipes do SESI Ceará foi a qualidade técnica dos estudantes, a propriedade com que eles defenderam seus projetos, seus robôs. A pesquisa foi muito rebuscada. Eles procuraram a Universidade Federal do Ceará, o Instituto Federal de Educação do Ceará, astrofísicos da Universidade Federal de Minas Gerais e profissionais da NASA”, comentou o diretor escolar Paulo Botafogo.

Sobre a WRO

A World Robot Olympiad é promovida pela Space Faculty, empresa asiática que estimula aprendizado, inovação e liderança por meio da robótica. Com base na metodologia STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e na abordagem Deep Tech, a competição tem como objetivo despertar o interesse de crianças e adolescentes entre 8 e 19 anos para ciência e tecnologia.

O tema deste ano é “O Futuro dos Robôs” e debate sobre o impacto dos robôs nas cidades, na exploração espacial e no cotidiano, por meio de inteligência artificial. As categorias da WRO incluem:

  • Robo Mission: equipes constroem robôs autônomos capazes de executar tarefas em arenas temáticas;
  • Future Innovators: semelhante a uma feira de ciências, valoriza projetos autorais com aplicação prática da robótica e tecnologia.

As competições são subdivididas por faixa etária: Elementary (8 a 12 anos), Junior (11 a 15 anos) e Senior (14 a 19 anos).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir