PUBLICIDADE

Sessão solene na Alece destaca expansão da Fiocruz e legado na saúde pública

No próximo dia 16 de julho, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizará uma sessão solene para marcar o aniversário de 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e celebrar os 17 anos de atuação da instituição no estado. A solenidade ocorrerá no Plenário 13 de Maio, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da Alece no YouTube.

Reconhecida como referência na ciência e na saúde pública, a Fiocruz foi fundada em 1900, ainda como Instituto Soroterápico Federal. Desde então, se tornou essencial para o desenvolvimento de vacinas, avanços em pesquisa biomédica e formação de profissionais em diversas áreas da saúde.

De acordo com o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a trajetória da instituição é fruto do trabalho de milhares de profissionais, pesquisadores e estudantes. “A Fiocruz Ceará traz o DNA institucional da Fundação e conta com muitas parcerias nacionais e internacionais para desenvolver seu potencial e se consolidar como referência para a saúde e atender às necessidades da população do Ceará, do Nordeste e do Brasil em ações concretas de fortalecimento do SUS”, comentou.

Sessão solene na Alece destaca expansão da Fiocruz e legado na saúde pública
Foto: Divulgação

O gestor também ressalta que a instalação da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig) no Ceará foi essencial no período crítico da pandemia, fortalecendo o sistema de vigilância sanitária do país. Outro marco é o Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, que acelera pesquisas em tratamentos avançados, com potencial de alcançar não só a população brasileira, mas também países da América Latina e outras nações do Sul Global.

A coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, destaca que a homenagem reconhece a dedicação de profissionais que atuam diariamente para garantir avanços em saúde. “Esta homenagem é fruto do compromisso e competência dos trabalhadores que se dedicam a excelência do cuidado, dos produtos e serviços prestados em saúde à nossa população. Traduz também o papel estratégico e regional da Fiocruz como âncora científica e tecnológica do Distrito de Inovação em Saúde do Ceará”, pontuou.

O equipamento citado por Carla conta com o Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia e duas biofábricas em construção: a da Wolbachia, estratégia do Governo Federal para o controle de arboviroses; e a do Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos (CTIE) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), para a produção de biofármacos.

Homenagem

A proposta para realização da homenagem foi apresentada pelo deputado Salmito Filho e aprovada pela Mesa Diretora. Para o parlamentar, o trabalho da Fiocruz une ciência de ponta e compromisso social. “Celebrar seus 125 anos no Brasil e 17 anos no Ceará é valorizar o conhecimento, a pesquisa e, sobretudo, as oportunidades de vida com dignidade. É reconhecer que o Ceará também é parte dessa história de superação, inovação e dedicação à saúde da população brasileira”, justificou.

Durante a solenidade, também serão agraciados o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador Elmano de Freitas; o senador Cid Gomes; os ex-presidentes da Fundação, Paulo Gadelha e Nísia Trindade Lima; o atual presidente da Fiocruz, Mario Moreira; e o assessor especial Antonio Carlile Holanda Lavor.

Com sede em Eusébio desde 2008, a Fiocruz Ceará atua em frentes como Saúde da Família, Saúde e Ambiente, Vigilância Genômica, Engenharia de Proteínas e Epidemiologia Molecular. No país, a Fundação mantém 16 unidades técnico-científicas e mais de um milhão de alunos matriculados em cursos virtuais e presenciais. Inclusive, recentemente, uma inteligência artificial pioneira foi lançada para registro de pesquisas clínicas.

Serviço
Data e horário: 16 de julho de 2025, às 18h
Local: Plenário 13 de Maio – Assembleia Legislativa do Ceará
Transmissão ao vivo pelo canal da Alece no YouTube.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir