No próximo dia 16 de julho, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizará uma sessão solene para marcar o aniversário de 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e celebrar os 17 anos de atuação da instituição no estado. A solenidade ocorrerá no Plenário 13 de Maio, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da Alece no YouTube.
Reconhecida como referência na ciência e na saúde pública, a Fiocruz foi fundada em 1900, ainda como Instituto Soroterápico Federal. Desde então, se tornou essencial para o desenvolvimento de vacinas, avanços em pesquisa biomédica e formação de profissionais em diversas áreas da saúde.
De acordo com o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a trajetória da instituição é fruto do trabalho de milhares de profissionais, pesquisadores e estudantes. “A Fiocruz Ceará traz o DNA institucional da Fundação e conta com muitas parcerias nacionais e internacionais para desenvolver seu potencial e se consolidar como referência para a saúde e atender às necessidades da população do Ceará, do Nordeste e do Brasil em ações concretas de fortalecimento do SUS”, comentou.

O gestor também ressalta que a instalação da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig) no Ceará foi essencial no período crítico da pandemia, fortalecendo o sistema de vigilância sanitária do país. Outro marco é o Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, que acelera pesquisas em tratamentos avançados, com potencial de alcançar não só a população brasileira, mas também países da América Latina e outras nações do Sul Global.
A coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, destaca que a homenagem reconhece a dedicação de profissionais que atuam diariamente para garantir avanços em saúde. “Esta homenagem é fruto do compromisso e competência dos trabalhadores que se dedicam a excelência do cuidado, dos produtos e serviços prestados em saúde à nossa população. Traduz também o papel estratégico e regional da Fiocruz como âncora científica e tecnológica do Distrito de Inovação em Saúde do Ceará”, pontuou.
O equipamento citado por Carla conta com o Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia e duas biofábricas em construção: a da Wolbachia, estratégia do Governo Federal para o controle de arboviroses; e a do Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos (CTIE) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), para a produção de biofármacos.
Homenagem
A proposta para realização da homenagem foi apresentada pelo deputado Salmito Filho e aprovada pela Mesa Diretora. Para o parlamentar, o trabalho da Fiocruz une ciência de ponta e compromisso social. “Celebrar seus 125 anos no Brasil e 17 anos no Ceará é valorizar o conhecimento, a pesquisa e, sobretudo, as oportunidades de vida com dignidade. É reconhecer que o Ceará também é parte dessa história de superação, inovação e dedicação à saúde da população brasileira”, justificou.
Durante a solenidade, também serão agraciados o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador Elmano de Freitas; o senador Cid Gomes; os ex-presidentes da Fundação, Paulo Gadelha e Nísia Trindade Lima; o atual presidente da Fiocruz, Mario Moreira; e o assessor especial Antonio Carlile Holanda Lavor.
Com sede em Eusébio desde 2008, a Fiocruz Ceará atua em frentes como Saúde da Família, Saúde e Ambiente, Vigilância Genômica, Engenharia de Proteínas e Epidemiologia Molecular. No país, a Fundação mantém 16 unidades técnico-científicas e mais de um milhão de alunos matriculados em cursos virtuais e presenciais. Inclusive, recentemente, uma inteligência artificial pioneira foi lançada para registro de pesquisas clínicas.
Serviço
Data e horário: 16 de julho de 2025, às 18h
Local: Plenário 13 de Maio – Assembleia Legislativa do Ceará
Transmissão ao vivo pelo canal da Alece no YouTube.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.