Ceará volta a ser destaque na educação nacional após ter sete municípios entre os dez com as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente no ano de 2023, no 9° ano do ensino fundamental em todo o País.
Veja o ranking das dez melhores cidades no 9° ano do ensino fundamental:
- Santana do Mundaú (AL – 9,3)
- Pires Ferreira (CE – 9,2)
- Deputado Irapuan Pinheiro (CE) – 8,8
- Coruripe (AL – 8,7)
- Catunda(CE – 8,4)
- União dos Palmares (AL – 8,4)
- Ararendá (CE – 8,3)
- Novo Oriente (CE – 8,2)
- Sobral (CE – 7,9)
- Jijoca de Jericoacoara (CE – 7,8)
Entre todas as 50 cidades com as maiores notas no Ideb 2023, 36 estão localizadas na região Nordeste, sendo 20 delas em território cearense.
O Ideb, criado em 2007, é um indicador que avalia a qualidade da educação básica no Brasil, considerando o desempenho dos alunos em avaliações de matemática e língua portuguesa, além do índice de aprovação. A escala varia de 0 a 10, e quanto mais alto o resultado, melhor é o desempenho educacional do município.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, referente do 1º ao 5º ano, o Ceará alcançou 6,6 pontos, superando a meta estabelecida de 5,4. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, o Estado obteve 5,5 pontos, também acima da meta projetada. No entanto, a avaliação no ensino médio ficou aquém do esperado, com 4,3 pontos, quando a meta era 5,2.
Além dos avanços nos anos finais, o Ceará também se destaca nos anos iniciais do ensino fundamental, com a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, de Coreaú, atingindo a nota máxima de 10 no Ideb 2023. Entre as 21 escolas brasileiras que obtiveram essa nota, 15 estão localizadas no Ceará.
O governador Elmano de Freitas comemorou o resultado, ressaltando o compromisso do estado em continuar avançando na educação. “Temos muito orgulho do resultado do Ceará nesse anúncio do Ideb 2023. Quando consideramos os anos iniciais e finais da escola pública, temos a melhor colocação. Seguimos sempre avançando e melhorando”, afirmou o governador.
Eliana Estrela, secretária da Educação do Ceará, destacou a importância das escolas de tempo integral na melhoria dos índices educacionais do estado: “Avaliamos a importância, não só da criança e do jovem estarem mais tempo na escola, mas também de seus projetos de vida que são desenvolvidos lá dentro, nessa interação com professores, servidores e colegas”.
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