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Setembro registra 156 mil tentativas de fraude no e-commerce

Um levantamento recente apontou que, no mês de setembro, ocorreram aproximadamente 156,6 mil tentativas de fraude em compras realizadas pela internet no Brasil. De acordo com os dados da pesquisa, as perdas financeiras potenciais podem ter alcançado R$ 173,3 milhões. O número demonstra uma queda de 14,8% em comparação ao mesmo mês em 2023.

O estudo também revelou um aumento no ticket médio, que chegou a R$ 1.101, um incremento de 15,1% em relação ao ano anterior. Esse indicador reflete o valor médio gasto por cliente nas transações virtuais.

O estudo considera como “tentativa de fraude” todas as operações que foram categorizadas como suspeitas ou que, de fato, se confirmaram como fraudulentas. Além disso, os números envolvem apenas transações com cartão de crédito no setor de comércio eletrônico. Conduzido pela ClearSale, uma empresa especializada em inteligência de dados e prevenção de fraudes, o levantamento analisou 14,4 milhões de transações entre os dias 1° e 30 de setembro.

Setembro registra 156 mil tentativas de fraude no e-commerce
Foto: Reprodução

O levantamento também destacou as categorias de produtos que mais atraíram tentativas de fraude durante o mês. As principais foram:

  • Eletrônicos (4,2%) com ticket médio de R$ 1.977;
  • Games (4,1%) com valor médio de R$ 1.605;
  • Celulares (3,8%) com R$ 2.849 por transação;
  • Informática (2,9%) com R$ 2.648 de média;
  • Eletrodomésticos (1,7%) com R$ 2.477 por compra.

Dicas de Segurança

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) orienta que os consumidores podem adotar algumas medidas preventivas para evitar fraudes nas compras online. Entre as principais recomendações estão em dar preferência para empresas bem estabelecidas e com boa reputação, que ofereçam canais de atendimento eficazes; desconfiar de preços muito abaixo do mercado; verificar a segurança do site; conferir avaliações de outros clientes; e procurar o selo do Inmetro.

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