PUBLICIDADE

Setor de padarias cresce e abre 75 mil novos negócios em 2025

O crescimento do setor de panificação no Brasil tem reforçado o segmento como uma das principais apostas para quem deseja empreender. Em 2025, mais de 75 mil pequenos negócios foram abertos no ramo de padarias em todo o país, número que representa um avanço de 26% em relação a 2024, quando foram registradas 59.590 novas empresas.

Setor de padarias cresce e abre 75 mil novos negócios em 2025
Foto: Divulgação

Na avaliação do presidente do Sebrae, Décio Lima, o desempenho positivo está associado a fatores econômicos e ao comportamento do consumidor. Segundo ele, o cenário atual reflete um ambiente de maior confiança, impulsionado, entre outros elementos, pela queda do desemprego.

“É uma combinação de fatores que tem apoiado a abertura de empresas do setor, mas precisamos entender que a Economia é comportamento. E este comportamento revela o momento de otimismo que vive o nosso país. Já chegamos a menor taxa de desemprego dos últimos doze anos, de 5,2%”, comentou.

As informações integram um levantamento do Sebrae elaborado a partir de dados da Receita Federal, considerando atividades enquadradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Elas incluem desde a fabricação industrial de produtos de panificação até padarias e confeitarias com predominância de produção própria ou de revenda.

Entre os novos negócios abertos em 2025, os microempreendedores individuais concentram a maior parcela, respondendo por 89,6% dos registros, o equivalente a cerca de 67,3 mil empresas. As microempresas aparecem em seguida, com 8,8% das aberturas, aproximadamente 6,6 mil unidades, enquanto as empresas de pequeno porte somam 1,5%, cerca de 1,1 mil empreendimentos.

Setor de padarias cresce e abre 75 mil novos negócios em 2025
Foto: Reprodução

O desempenho do setor também se reflete nos indicadores econômicos. Em 2024, a panificação movimentou R$ 153,3 bilhões em faturamento, valor 10,9% superior ao apurado no ano anterior, de acordo com dados do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal).

No mercado de trabalho, os resultados seguem na mesma direção. Dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) indicam que, em julho de 2025, o segmento alcançou o maior nível de empregabilidade dos últimos 15 anos. Ao todo, foram 568 mil trabalhadores formais, o que representa um acréscimo de cerca de 160 mil postos em comparação a 2010.

A expansão do setor e o aumento do número de empresas evidenciam que uma padaria pode assumir diferentes formatos de negócio. Segundo o Sebrae, o empreendimento vai além da comercialização de pães e pode se consolidar como espaço de convivência, adaptável a distintos perfis de público e regiões.

Diante de um mercado em constante transformação, a atenção às tendências tem sido apontada como fator decisivo para a competitividade. A valorização de produtos artesanais e orgânicos, a busca por experiências diferenciadas, a inovação no cardápio e o uso de tecnologias de gestão, delivery e marketing digital figuram entre as principais estratégias para o sucesso no setor.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir