O mercado de trabalho brasileiro deve registrar aumento de oportunidades no último trimestre de 2025. De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os setores de comércio e serviços têm previsão de abrir aproximadamente 118 mil vagas.
O total engloba contratações temporárias, efetivas, informais e terceirizadas. Segundo a pesquisa, este é um crescimento de 7% frente ao mesmo período de 2024.

Entre as funções com maior oferta, destacam-se cargos presenciais, como vendedor, cabeleireiro, ajudante e balconista. A pesquisa aponta que a remuneração média estimada para essas posições é de R$ 1.819. Outro dado indica que 47% das empresas planejam efetivar os trabalhadores contratados durante o período sazonal.
Apesar da expectativa positiva para o final do ano, o cenário para 2026 ainda exige cautela. A instabilidade econômica preocupa 32% dos empresários, que veem este fator como um impeditivo para novas contratações. A proximidade das eleições também contribui para a insegurança no planejamento de pessoal.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.