PUBLICIDADE

Sexto HUB ODS do Brasil e primeiro do Nordeste foi lançado em evento na FIEC

Ricardo Cavalcante fazendo o seu discurso no lançamento do Programa HUB ODS CEARÁ / Foto: José Sobrinho – FIEC

 

O programa HUB ODS Ceará foi lançado para industriais, empresários, autoridades, imprensa e convidados, nesta quinta-feira (03.11), na Cobertura da Casa da Indústria, na capital cearense. Essa é uma parceria do Pacto Global da ONU no Brasil com a FIEC, que foi escolhida como organização âncora para o HUB ODS CEARÁ.

O que faz desse lançamento um marco para o programa é o HUB ODS Ceará ser o 6º do País e o 1º do Nordeste. Isso também consolida sua expansão através da presença em quatro macrorregiões brasileiras: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

Ricardo Cavalcante – Presidente da FIEC/CE – Foto: José Sobrinho / FIEC

 

“É nosso propósito trabalhar por uma indústria forte, inovadora, competitiva e sustentável, com presença global e geradora de oportunidades para todos. E para ser forte e inovadora, a indústria suscita um ambiente onde a sustentabilidade seja bem mais que um conceito, seja uma prática presente na cultura local. A sustentabilidade está no DNA do Sistema FIEC”, disse em seu discurso de abertura, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante.

Já o secretário estadual do Meio-Ambiente, Artur Bruno, frisou: “O Crescimento econômico só faz sentido se tiver inclusão social e sustentabilidade social. A FIEC está dando exemplo aos seus associados, e aos sindicatos de empreendedores, fundamentais para o nosso estado e para os governos, da importância da transição sistêmica. Nós temos uma grande parceria com o Sistema S e tenho certeza que só vai aumentar com a nova gestão”, afirmou Artur Bruno.

Artur Bruno – Secretário Estadual do Meio-Ambiente / Foto: José Sobrinho – FIEC

 

Quem também fez uso da palavra foi o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista: “Desejo que esse pacto possa envolver não só a FIEC, mas também os líderes empresariais e de outras federações, para que eles também se comprometam com o objetivo do Pacto e que possamos levar as inovações de sustentabilidade para todos os municípios do Estado”, completou Élcio Batista.

Élcio Batista – Vice-Prefeito de Fortaleza / Foto: José Sobrinho – FIEC

 

E o Chief Executive Officer (CEO) Carlos Pereira revelou, por sua vez, que “80% da população brasileira quer que as empresas tomem uma atitude em relação a temas importantes para a sociedade, como sustentabilidade e diversidade. Esses mesmos 80% demandam que a liderança empresarial venha à frente para falar desses temas”, pontuou.

Carlos Pereira – Chief Executive Officer (CEO) do Pacto Global da ONU / Foto: José Sobrinho – FIEC

 

A FIEC

Representada pelo seu Núcleo ESG e Observatório da Indústria, a FIEC foi identificada como relevante instituição por sua capilaridade, estrutura de mobilização e engajamento do setor produtivo, bem como os cases de sucesso de atuação em rede, a exemplo dos projetos premiados internacionalmente do seu masterplan setorial.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará terá a partir do HUB ODS, a função de mobilizar empresas e instituições do estado do Ceará para atuarem em direção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em ações mais sustentáveis, inclusivas e justas, visando, por exemplo, a erradicação da pobreza e o fortalecimento das energias renováveis e acessíveis.

Carlos Prado e Fernando Cirino Gurgel / Foto: José Sobrinho – FIEC

 

A intenção da FIEC é de contribuir também, por meio de seu núcleo de ESG e do Observatório, no âmbito operacional e estratégico, criando conjuntamente um plano de ação para engajar o setor empresarial do estado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o Diretor de Inovação da Federação e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, a FIEC já possui diversos projetos em seu Observatório da Indústria que contribuem para alcance dos ODS: “A colaboração direta fortalecerá a inovação em prol do desenvolvimento sustentável no setor produtivo cearense” foi o que reforçou ainda, o Diretor de Inovação da FIEC.

Carlos Pereira, Élcio Batista, Ricardo Cavalcante e Carlos Prado / Foto: José Sobrinho – FIEC

 

O Pacto Global da ONU

Acelerar por meio de parcerias regionais, o envolvimento do setor empresarial com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 é o que visa a iniciativa do Pacto Global da ONU. Neste ano, o programa lançou, no Brasil, a estratégia Ambição 2030, composta por sete grandes iniciativas que propõem a adoção de metas públicas pelas empresas participantes.

Integram a estratégia os seguintes movimentos: Mente em Foco, Elas Lideram 2030, +Água, Salário Digno, Raça é Prioridade, Ambição Net Zero e Transparência 100%, que tratam de questões relacionadas à saúde, direitos humanos, clima, acesso à água e anticorrupção.

Edgar Gadelha e Élcio Batista / Foto: José Sobrinho – FIEC

 

Sobre o HUB ODS

Aumentar a ambição regional para o alcance das metas propostas pela Agenda de Desenvolvimento Sustentável até 2030 é a finalidade do HUB ODS, programa exclusivo do Pacto Global da ONU no Brasil, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Ele convida as organizações do setor empresarial a alinhar estratégias e operações aos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

São 70 redes locais que o Pacto Global tem disponíveis em mais de 160 países, com mais de 17 mil empresas inscritas. E a terceira maior rede local do mundo é a do Brasil com mais de 1,7 mil integrantes. Hoje, o HUB ODS está presente em 5 estados brasileiros: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Amazonas.

Joaquim Cartaxo, Airton Gonçalves, Ricardo Cavalcante, Paulo André Holanda e Francisco Barreto / Foto: José Sobrinho – FIEC

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir