As novidades no tratamento multidisciplinar de câncer de pulmão foram apresentadas e contextualizadas no IV Simpósio Integrado Norte e Nordeste de Oncologia Torácica, que reuniu os maiores especialistas no assunto, nos últimos dias 29 e 30 de abril de 2022, em Novotel Salvador Rio Vermelho.
Fizeram parte da comissão científica do simpósio, especialistas a exemplo dos médicos do Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO, do estado do Ceará, Mauro Rosalmeida, radio-oncologista e Eduardo Cronemberger – oncologista e pesquisador clínico, que participou ainda, da Conferência Brasileira de Câncer de Mama, em São Paulo, para atualização do conhecimento do tratamento e das novas perspectivas dos testes moleculares e genéticos em câncer de mama.
O evento contou com a contribuição dos médicos cearenses que ministraram aulas sobre toxicidade medicamentosa dos tratamentos para câncer de pulmão e terapia neoadjuvante em câncer de pulmão.
É importante frisar, que o câncer de pulmão é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil. Ele fica atrás do câncer de pele não melanoma. E é também, um dos que mais mata. Eis o motivo de simpósio como esse ser de fundamental importância para o aprofundamento dos conhecimentos e a discussão de casos reais.