PUBLICIDADE

Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central beneficiará 280 mil pessoas no interior

O Projeto Malha D’Água, que visa ampliar o acesso à água tratada em municípios do interior do Ceará, já atingiu aproximadamente 67% de conclusão, segundo dados da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH). A iniciativa envolve a construção de um sistema integrado de abastecimento de água, capaz de atender 280 mil habitantes em nove cidades e 38 distritos.

O Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central, responsável pelo transporte da água, capta o recurso no Açude Arrojado Lisboa, realiza o tratamento necessário e distribui para as localidades beneficiadas. Entre as sedes municipais contempladas estão Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca.

Inicialmente previsto para ser concluído em 2027, o projeto teve sua entrega antecipada para 2026, graças a um planejamento estratégico que otimizou recursos e etapas de execução. De acordo com Thiago Pinheiro, gerente de contratos da empresa Passarelli, que integra o Consórcio Águas do Sertão, o Setor I do projeto já está em operação parcial.

Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central beneficiará 280 mil pessoas no interior
Foto: Divulgação/Consórcio Águas do Sertão

O Setor I inclui as cidades de Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro, enquanto os municípios de Senador Pompeu, Mombaça e Piquet Carneiro seguem com obras em andamento na Captação, Estação de Tratamento de Água (ETA) e adutora. “Esse modelo de operação é muito positivo, porque nos permite adaptar o funcionamento às necessidades reais da população, corrigindo e ajustando de imediato qualquer ponto que precise de reforço”, explicou.

O investimento total no projeto deve alcançar R$ 675 milhões, sendo que até o momento já foram aplicados R$ 432,8 milhões em obras e serviços. A operação envolve 690 profissionais e 130 equipamentos, enquanto o sistema conta com 291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores. Para garantir a qualidade da água, é utilizado um processo de ultrafiltração, que remove partículas, sedimentos e micro-organismos.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) classifica o Setor I como um dos maiores projetos de segurança hídrica do país e o maior do Ceará. A inauguração da ETA, localizada às margens do Açude Banabuiú, ocorreu em 12 de agosto.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir