O final de semana que vai desta sexta-feira (19) a domingo (21.11) parece igual aos outros, mas será bem diferente no município cearense de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, distante 51,1 km da capital.
Militantes da arte e da cultura se reunirão no Sítio Aquarius, onde acontecerá o evento “Luarada e Imersão de Tambores”, que abrirá a sua programação na noite de hoje, com uma roda de tambores ao redor da fogueira.
Na manhã deste sábado, o evento contará com uma imersão de tambores, caminhada, história do tambor, o tambor e nós, além de levar os participantes a confeccionarem os seus próprios tambores e fazerem grafismos nos mesmos.
Ainda, na tarde deste sábado, acontecerá uma vivência rítmica com os tambores construídos, preparação artística para o ritual e consagração do seu tambor, como também, ritual do meu tambor ao redor da fogueira.
Já, na noite de 20 de novembro, será realizada uma luarada com fogueira e show lítero-crônico-musical, onde os gêneros culturais se cruzarão, graças à tertúlia poética que terá as participações de Dona Fátima, Duda Flor, Marcos Melo, entre outros admiradores da literatura.
Captar os momentos em que os gêneros literários e musicais se cruzam é um dos objetivos do evento, onde haverá, no próximo domingo, trilha, exploração e colheita de frutas, banho, pesca e procura por plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANCS.
Todas essas experiências telúricas únicas encerrarão no dia 21 de novembro, com um almoço que será preparado no camping (a lenha colhida no mato). Tudo isso ao som do violão, tambores e amores que renderão bons espetáculos.
Além de levar a uma reflexão espiritualizada de mundo, a “Luarada e Imersão de Tambores” proporcionará a capacidade comunicativa e expressiva da música, que o diga o percussionista Marcos Melo, um dos organizadores da programação que dispensa comentários.