PUBLICIDADE

Sobral: Café Jaiaras completa primeiro ano como Museu Orgânico

Quem frequenta o Beco do Cotovelo, em Sobral, não deixa de dar uma paradinha no Café Jaibaras. Seja para degustar um café ou só jogar conversa fora, o comércio está instalado naquele local há mais de 70 anos. As paredes são testemunhas das histórias de várias gerações de fregueses que por ali passaram. Localizado na esquina do Beco do Cotovelo, o Café Jaibaras celebra o aniversário de um ano como “Museu Orgânico do Ceará”.

Apesar de funcionar há 71 anos, somente em março de 2024 assumiu a condição de Museu através de uma parceria com o Sistema Fecomércio Ceará e o Sesc. Desde então o local tem sido um espaço onde os visitantes podem explorar a história do café como elemento agregador social e apreciar a história da família Vasconcelos ao longo dos anos no comércio.

Imagem: Fecomércio/Sesc

O espaço pertence ao casal Expedito e Lurdes Vasconcelos e nas paredes e dentro do café eles são os guardiões da história da cidade, que passou pelo Café Jaibaras. Radialista de profissão, Expedito enfeitou seu comércio com livros, revistas e outros produtos, deixando com aparência de um museu. Foi esse cuidado que fez do local o primeiro Café Orgânico de Sobral.

No quarteirão sucesso de Sobral, o chamado corredor da democracia, os visitantes daquela artéria estão testemunhando uma mudança histórica de um simples café, que emblematicamente foi transformado em um Museu Orgânico. O projeto conservou a memória do antigo café, e valorizou o patrimônio histórico. A ferramenta deu uma nova visão aos clientes, e visitantes. Expedito, fala que antes da reforma do prédio, ele recebeu várias  propostas para vender seu comércio. Lurdes Vasconcelos, conhecida como Lurdinha, diz que a cidade de Sobral, começa e termina no Beco do Cotovelo.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir