A cidade de Sobral, localizada há 245 km de Fortaleza, no último dia 05/07, quarta-feira completou 250 anos de emancipação política, na última quarta-feira (05),e a prefeitura realizou um leque de eventos, para comemorar a data.
Sobral nasce de uma fazenda chamada Caiçara, onde atualmente funciona um centro educacional(UNINTA), no bairro Dom Expedito. Hoje em dia, ela tem 203 mil habitantes, e tornou-se a capital da região noroeste, por se destacar em várias áreas, inclusive na educação. No princípio, quando havia linha de trem da cidade de Camocim para Sobral, eram comercializados produtos de carne de charque a chapéus, até a fábrica de tecido.
Pela região já passaram a empresa de calçados, Grendene; a fábrica Moageira Serra Grande que produz café e massa de milho; Rações Golfinhos; Cerâmica Torres, e outras mais. O trem não circula mais de Camocim a Sobral, mas existem outros meios de transportar produtos e matérias para região.
Sobral é tida como a cidade universitária, porque tem várias universidade, faculdades públicas e privadas, auxiliando o alunos que antes tinham que ir a Fortaleza, ou outros Estados para concluir o ensino superior.
No aniversário de 250 anos, o prefeito Dr. Ivo Gomes, recebeu do governado do Estado, o antigo aeroporto Senador Virgilio Tavora, e o transformou em um espaço para eventos.
Na arena do aeroporto, como ficou conhecida, uma festa em comemoração ao aniversário, contou com o cantor Caetano Veloso e queima de fogos. Por fim, o prefeito e o povo fizeram uma caminhada até o Arco do Triunfo, para o show do cantor sobralense, Ávine Vinni que gravou seu novo DVD com participação do cantor João Gomes e Nattan.