A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Sobral é o município com melhor gestão de recursos públicos no Ceará, diz pesquisa

Segundo pesquisa do Instituto de pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Sobral ocupa a primeira posição do ranking de melhores gestões do Estado de recursos públicos no grupo populacional acima de 100 mil habitantes.

Os dados do levantamento são oriundos do Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual expõem que o município da Região Norte fica na frente de Crato, Itapipoca e Caucaia, que ocupam a segunda, terceira e quarta posição do ranking, fora Fortaleza que está quinta colocação da tabela.

A pesquisa foi feita em todos os 184 municípios da cidade, no qual se basearam no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) de cada cidade e levaram em em consideração quatro divisões dos grupos populacionais, sendo, além da de acima 100 mil, acima de 50 mil a 100 mil, acima de 20 mil a 50 mil, e até 20 mil.

Analisando de maneira comparativas dos índices de monitoramento da gestão pública municipal, a pesquisa faz verificação de receitas, portanto, o dinheiro recolhido da população através de impostos, para serem gastos com despesas da cidade, fora os custos de saúde e educação.

O ICGM se baseia também em como recursos obtidos com as receitas são investidos nas despesas, avaliando eficiência e eficácia do dinheiro público.

Veja os cinco primeiros colocados do ranking de cada grupo:

1.GRUPO POPULACIONAL 1: acima 100 mil
Sobral, Crato, Itapipoca, Caucaia e Fortaleza

2.GRUPO POPULACIONAL 1: acima de 50 mil a 100 mil
Granja, Tauá, Aracati, Russas e Barbalha

3. GRUPO POPULACIONAL 1: acima de 20 mil a 50 mil
Nova Russas, Novo Oriente, Jaguaribe, Assaré e Itatira

4. GRUPO POPULACIONAL 1: até 20 mil
Fortim, Ibicuitinga, Jaguaretama, Caridade e Pires Ferreira

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir