Foto: Diney Oliveira
Sobral ganhou mais um equipamento para a garantia e defesa dos direitos da mulher e o combate à violência doméstica. Na última quarta-feira (22), o Poder Judiciário implantou o Núcleo de Combate à Violência Doméstica (NUCEVID) no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Sobral. A implantação foi celebrada em evento no auditório da Casa da Mulher Cearense do município.
O programa tem como objetivo garantir um acompanhamento humanizado das mulheres vítimas de violência doméstica, desde o primeiro contato com o sistema de justiça — ainda na delegacia, até o período pós-julgamento. O núcleo também fiscalizará o cumprimento das medidas protetivas e promoverá ações voltadas à autonomia da mulher, oferecendo novas experiências de vida.
O evento contou com a presença da secretária estadual das Mulheres, Lia Gomes, da vice-prefeita de Sobral, Maria Imaculada, além de outras autoridades políticas e da Justiça. O juiz de direito Janailson Pereira destacou: “É um projeto inovador que busca garantir mais efetividade das ações preventivas e protetivas a favor das mulheres vítimas de violência doméstica.”
Com a implantação do NUCEVID, Sobral dá um passo importante na proteção das mulheres e no enfrentamento da violência doméstica, oferecendo não apenas justiça, mas também acolhimento, apoio e caminhos para a reconstrução da vida das vítimas. O núcleo representa um avanço significativo na promoção da igualdade e da segurança para todas as mulheres da cidade.


