A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Sobral lidera em eficiência na administração no Ceará

Os municípios de Sobral, Jaguaribara e Brejo Santo se destacam como os municípios mais eficientes do Ceará, de acordo com o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM). Essa avaliação mede o desempenho das cidades em áreas essenciais como saúde, educação e saneamento, com base na receita per capita, valorizando as que conseguem oferecer mais serviços com menos recursos.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Maracanaú, Eusébio e Guaiúba estão à frente no ranking de eficiência, seguidos por Fortaleza, que ocupa a quarta posição. O levantamento abrangeu 5.276 municípios brasileiros, utilizando os dados públicos mais recentes. Um total de 292 cidades ficou de fora devido à falta de informações consistentes.

Em se tratando das cidades cearenses, além das três primeiras colocadas, outras como Varjota, Limoeiro do Norte e Ararendá também se destacam no estado. No entanto, Catarina, Choró e Amontada figuram entre as menos eficientes. Entre as cidades da RMF, além das já mencionadas, Maranguape, Pacajus e Caucaia também aparecem bem ranqueadas.

Sobral lidera em eficiência na administração no Ceará
Foto: Divulgação

Em termos nacionais, 71,2% das cidades foram consideradas eficientes ou com algum nível de eficiência. O estudo também aponta que regiões com maior presença de serviços e indústrias tendem a ser mais eficientes, enquanto aquelas com forte dependência do setor público e da agropecuária enfrentam mais dificuldades em manter uma gestão eficiente.

Além disso, o levantamento destacou que o crescimento no número de servidores municipais nos últimos sete anos, que chegou a 5,75% em média, também impacta a eficiência. Nos locais onde o aumento foi superior a 20%, as prefeituras enfrentam maiores dificuldades para manter a eficiência.

Botucatu, em São Paulo, lidera o ranking nacional, ao passo que Bage, no Pará, foi considerada a cidade menos eficiente do país. O estudo também considera realizações anteriores, como a construção de escolas e unidades de saúde ao longo das últimas administrações.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir