Promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas acontece de 25 a 28 de julho na Arena Aeroporto, em Sobral. A competição reúne as 21 quadrilhas vencedoras das etapas do Festejo Ceará e definirá as três melhores quadrilhas de 2024.
Ao todo, participam grupos de 15 municípios cearenses, além de Fortaleza. São eles, Parambu, Itapipoca, Quixeramobim, Croatá, Itapiúna, Ipú, Milagres, Itatira, Crateús, Cascavel, Pacajus, Quixeré, Iguatu, Juazeiro do Norte e Jaguaruana.
A Arena Princesas e Tapuios será o local principal para os desfiles das quadrilhas, com um quadrilhódromo e arquibancadas. O evento contará com espaços temáticos, como o Espaço Mestres da Tradição – Mestre Panteca, que promoverá rodas de conversa com especialistas da cultura local. A Feira de Artesanato e Mercado da Roça – Mestra Dona Rita reunirá produtos artesanais e culinária junina. O palco Vitrola Junina – Rapaz Latino-Americano receberá apresentações artísticas e musicais, enquanto a Vila Sobral e o Santo Antônio Casamenteiro – Meu bem, vem viver comigo” oferecerão entretenimento variado para todas as idades.

Nesta edição, o evento prestará homenagens a cinco personalidades da cultura de Sobral: o jornalista Gilmar de Carvalho, o pintor Raimundo Cela, o cantor Belchior, a mestra da cultura Mestra Rita e o pintor Zenon Barreto. Com um aumento de investimento para R$ 5.077.500,00 do Fundo Estadual da Cultura, o Ceará Junino apoia 21 festas regionais e o Campeonato Estadual. O suporte beneficia mais de 140 quadrilhas e realiza mais de 250 apresentações entre junho e julho, além de estimular a economia local.
Durante os dias 26, 27 e 28 de julho, Sobral será também o centro do Seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João cearense”. O evento será realizado na Casa da Cultura, Cine Faulb Rangel e Galeria Amarela e contará com debates sobre o São João cearense.
Na sexta-feira (26/07), a mesa “Grandes eventos no São João do Ceará” discutirá com representantes do São João de Maracanaú e do Festival de Quadrilhas Uruoca – FGU. Em seguida, haverá a exibição do documentário “Mestras das Tradições Junina”.
No sábado (27/07), o seminário abordará o “Patrimônio Cultural e Políticas Públicas no São João do Ceará” e a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, com a presença de especialistas como Profa. Dra Sandra Nancy (URCA) e Eliza Gunther (curadora do CJ24). Na ocasião, também será exibido o documentário “As Histórias dos Antônios que não são santos”.
No domingo (28/07), a roda de Conversa “O São João e as Quadrilhas Juninas de Sobral” discutirá a tradição local com grupos como Estrela do Luar, Flor do Campo, Luar do Sertão e Pisa na Fulô. A mediação será feita pelo mestre Raimundo Claudino.

Festejo Ceará Junino
Nesta edição do Festejo Ceará Junino houve 21 etapas entre os dias 14 de junho e 14 de julho, onde foram selecionadas as campeãs, entre 18 municípios, para competir no Campeonato Estadual. Em sua 24ª edição, o Ceará Junino recebeu um investimento de R$ 5.077.500,00 do Fundo Estadual da Cultura destinado para 21 festas regionais em todo o Ceará.
Esse montante beneficia mais de 140 quadrilhas, que se apresentam mais de 250 vezes entre os junho e julho. Aliado a isso, ainda é importante considerar a movimentação nas economias locais através dos eventos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.