PUBLICIDADE

SONU BETA: estudantes simulam comitês da ONU em Fortaleza

A partir desta sexta-feira (16/05), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) recebe a SONU BETA, uma experiência que aproxima os estudantes do universo das relações internacionais por meio de simulações de comitês multilaterais. O projeto é organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade de Fortaleza (Unifor). O encerramento da edição será no dia 18 de maio.

A proposta é criar um ambiente acadêmico onde os participantes atuam como diplomatas, representando países e defendendo suas posições em comitês temáticos inspirados na estrutura da ONU. Neste ano, os temas em discussão vão desde práticas protecionistas no BRICS até a CPI da COVID-19, passando pelo Conselho de Direitos Humanos e até um gabinete fictício do presidente Vladimir Putin.

SONU BETA: estudantes simulam comitês da ONU em Fortaleza
Foto: Divulgação

A SONU BETA é aberta a estudantes de diversas áreas e instituições, inclusive do ensino médio. O intuito é oferecer uma experiência imersiva e desafiadora para quem deseja entender na prática como funcionam os bastidores da diplomacia internacional.

SONU

A Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) surgiu em 2004, idealizada por estudantes da Faculdade de Direito da UFC que, após cursarem Direito Internacional Público, decidiram simular o funcionamento da ONU. A primeira edição recriou a Comissão de Direitos Humanos e marcou o início de um projeto pioneiro no Ceará.

Com o tempo, a iniciativa ganhou ampliou seus comitês e, em 2006, incorporou o comitê de Imprensa Internacional. Na oportunidade, estudantes de Jornalismo foram integrados à estrutura organizacional do evento.

Em 2024, o projeto celebrou duas décadas com a edição “SONU 20”, que bateu recorde de participantes. Ao todo, foram mais de 130 inscrições, além da reunião de ex-membros de diferentes gerações. Hoje, a SONU conta com uma equipe de 25 integrantes, divididos entre três secretarias-gerais, oito membros acadêmicos, sete de comunicação e sete administrativos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir