A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

SPS e MTE discutem maneiras de aumentar número de jovens em setor produtivo

Na busca por ampliar a inserção de adolescentes com menos de 18 anos no setor produtivo das empresas, a Secretaria da Proteção Social (SPS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estão traçando novas estratégias e modelos de aprendizagem. Uma reunião para alinhar ações e planos foi conduzida na última semana, na sede da SPS.

O encontro foi coordenado pelo secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, e contou com a presença de técnicos do Programa Primeiro Passo e da auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Raquel Studart. Além de cumprir as cotas nas empresas, conforme previsto em lei, a estratégia visa capacitar e promover a inclusão social e econômica de jovens aprendizes de famílias cadastradas no CadÚnico, povos originários, indígenas, quilombolas, estudantes de escolas públicas e egressos do sistema socioeducativo.

Paulo Guedes destacou a importância de promover mais cursos técnicos para preparar os jovens para os setores produtivos, visando gerar empregabilidade e atender às demandas reais por mão de obra qualificada, especialmente nos municípios do interior. Ele observou que a maioria dos cursos oferecidos pelas entidades executoras está voltada para a área administrativa.

Raquel Studart explicou que a política de aprendizagem para jovens menores de 18 anos foi implementada para combater o trabalho infantil. Ela ressaltou que o Ceará se destaca no país pela inserção de jovens no mercado de trabalho, mas enfatizou a necessidade de intensificar os cursos de capacitação técnica para os setores de produção, especialmente em parceria com o Estado, para aumentar a inserção de jovens nas empresas do interior.

Durante a reunião, foram discutidos novos modelos e práticas de aprendizagem, carga horária dos cursos, gestão de recursos e remuneração das bolsas de capacitação, responsabilidades do Estado e das entidades executoras, diálogo e relacionamento com as empresas, além de editais de seleção. Raquel Studart reforçou a importância de agregar mais valor técnico aos jovens e repensar a efetivação deles nas empresas para além do setor administrativo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir