
Levar o Carnaval além da comemoração e transformá-lo em uma vivência educativa, cultural e de fortalecimento de laços. É com esse objetivo que os Complexos Sociais Mais Infância e Espaços Sociais, equipamentos administrados pela Secretaria da Proteção Social, realizam uma programação especial para o período carnavalesco que valoriza a cultura nordestina, o brincar coletivo e o desenvolvimento integral das crianças.
Com o tema “Carnaval da Alegria: Ritmos, fantasias e tradições”, as ações foram planejadas para diferentes públicos e territórios, destacando o protagonismo infantil. Bailes carnavalescos, oficinas artísticas, atividades corporais, rodas de conversa e ações intergeracionais integram a programação.
Para a pedagoga da SPS, Luisa Rocha, o Carnaval é abordado como um instrumento pedagógico potente, capaz de estimular aprendizagens significativas e a participação ativa das crianças.
“O que a gente busca é que elas se apropriem desse tema como um recurso pedagógico, promovendo uma aprendizagem significativa, com participação da criança, desenvolvimento integral e envolvimento da família. A criança passa a compreender que o Carnaval é uma festa popular, histórica, uma celebração onde todos são convidados a participar”, explica.
A coordenadora do Programa Mais Infância do Ceará, Dagmar Soares, reforça a relevância de trabalhar o Carnaval desde a primeira infância como parte essencial da formação cultural e do desenvolvimento das crianças.
“É muito significativo trabalhar o Carnaval com as crianças desde a primeira infância, porque é uma expressão cultural muito forte. É uma das festas populares mais importantes que temos e carrega uma história rica, que envolve o samba, a marchinha, o frevo e outras manifestações que são nossas raízes”, afirma.
Segundo Dagmar, o brincar carnavalesco favorece a socialização, a interação e o aprendizado em diversas dimensões do desenvolvimento infantil.
“Quando a criança brinca no Carnaval, ela vivencia momentos intensos de socialização e interação. As atividades que antecedem o baile, como a confecção de máscaras, estandartes e fantasias, trabalham linguagem, criatividade, coordenação motora, psicomotricidade e desenvolvimento cognitivo”, explica.
Programação nos equipamentos
Nos Complexos Mais Infância, as oficinas de produção de máscaras, adereços recicláveis, desenhos e elaboração de cartazes educativos incentivam a criatividade, a coordenação motora e a linguagem. Já atividades como contação de histórias, jogos temáticos e circuitos carnavalescos estimulam o brincar coletivo e a socialização, aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil.
No Complexo Mais Infância Cristo Redentor, por exemplo, a programação inclui momentos musicais, oficinas criativas e ações que envolvem toda a família, como o Dia “D” Família Mais Infância, com baile da alegria e feira de empreendedorismo. Rodas de conversa e atividades educativas abordam temas como respeito, limites, autocuidado e proteção, utilizando uma linguagem acessível e lúdica.
No Complexo Mais Infância do Curió e nos Espaços Sociais, essas iniciativas se somam a vivências artísticas, percursos lúdicos e atividades sensoriais.
Confira os endereços:
Complexo Mais Infância Cristo Redentor
Rua Camélia, 450 – Cristo Redentor – Fortaleza, Ceará
Complexo Mais Infância do Curió
Rua Dom Helder Câmara, s/n – Curió
Complexo Mais Infância do João XXIII
Rua Araguaiana, 77 – João XXIII
Espaço Social do Dias Macêdo
Rua Boa Ventura, nº 767 – Dias Macêdo
Espaço Social da Barra do Ceará
Rua Moacir, 45 – Barra do Ceará
Espaço Social do Quintino Cunha
Rua São Lucas, 271 – Quintino Cunha


