PUBLICIDADE

SSPDS-CE faz balanço sobre operações realizadas na Expocrato 2025

Foto: Ascom SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) divulgou, na última segunda-feira (21), o relatório de monitoramento das ocorrências registradas durante a ExpoCrato 2025, tradicional evento cultural e musical do interior cearense. Ao longo da operação, foram presas 11 pessoas, além da apreensão de uma adolescente e recuperação de 13 celulares subtraídos. As ações fizeram parte do Plano Operacional da SSPDS, coordenado pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), com participação integrada das forças de segurança estaduais. O trabalho de vigilância e registro de ocorrências foi realizado entre os dias 11 e 20 de julho, no município do Crato.

A atuação conjunta e estratégica das forças policiais resultou em queda de 30,3% nas ocorrências de furtos e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, onde o evento foi realizado. Em comparação com 2024, quando foram computados 56 casos, este ano o número caiu para 39 registros de furto. Quanto ao roubo de celulares, a redução foi de 31,82%, passando de 44 ocorrências no ano anterior para 30 em 2025. As informações foram compiladas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Com foco em garantir a tranquilidade do público, a SSPDS, por meio de seus órgãos vinculados, elaborou um planejamento específico para atuação durante todos os dias da festa.

O delegado Harley Filho, responsável pela Copol/SSPDS, ressaltou que o sucesso das ações foi fruto de um plano bem estruturado e do uso de tecnologia. “Conseguimos capturar 12 suspeitos utilizando recursos como reconhecimento facial, revistas nas entradas e o trabalho de inteligência integrada. A tecnologia foi essencial para identificar crimes em andamento, principalmente furtos de celulares, permitindo prender os responsáveis e devolver os bens às vítimas”, destacou.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir