PUBLICIDADE

SSPDS recebe armamentos menos letais para atuação em eventos e manifestações

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) recebeu, nesta quarta-feira (03/09), um novo reforço no arsenal utilizado pelas forças policiais em situações de tumulto e grandes concentrações de pessoas. Ao todo, 16.355 equipamentos de menor potencial ofensivo foram entregues pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A remessa inclui armas eletroeletrônicas, cartuchos para disparo de dardos energizados, porta cartuchos e espargidores de spray de pimenta. Outros oito mil itens ainda serão repassados ao Estado.

SSPDS recebe armamentos menos letais para atuação em eventos e manifestações
Foto: Divulgação/SSPDS

A solenidade ocorreu na sede da SSPDS, em Fortaleza, durante a assinatura do Termo de Adesão ao Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força. O documento foi firmado pelo secretário nacional da Senasp, Mário Luiz Sarrubbo; pelo titular da SSPDS, Roberto Sá; e pelo comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Sinval Sampaio.

Além do novo lote de equipamentos, o Governo do Ceará já havia destinado às corporações estaduais 3.930 armas de fogo, em um investimento de R$ 13 milhões. Desse total, a PMCE recebeu 2.280 pistolas Glock, sendo 2.150 calibre .40 e 130 no modelo 9mm, além de 300 carabinas Taurus 9mm. Para a Polícia Civil (PCCE), foram repassadas 150 submetralhadoras MPX 9mm e 300 pistolas Glock G17. Já a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) foi contemplada com 900 pistolas Glock.

SSPDS recebe armamentos menos letais para atuação em eventos e manifestações
Foto: Divulgação/SSPDS

Segundo o secretário da SSPDS, os equipamentos menos letais serão empregados prioritariamente em operações da PMCE voltadas para controle de multidões. “São ocasiões que, em tese, o policial que está na ponta tem a necessidade de controlar as pessoas envolvidas, seja em um show, em uma atividade cultural, em uma partida de futebol ou em uma manifestação, e que essa ocorrência requisite desse profissional de segurança um uso escalonado da força”, explicou.

Projeto Nacional

O Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força tem como objetivo padronizar a atuação policial com base em normas nacionais e internacionais, assegurando abordagens justas e seguras. A iniciativa também busca oferecer maior respaldo jurídico aos profissionais de segurança e ampliar a confiança da população nas instituições.

SSPDS recebe armamentos menos letais para atuação em eventos e manifestações
Foto: Divulgação/SSPDS

Durante o evento, o secretário nacional da Senasp afirmou que o projeto proporciona às polícias condições de reagir de forma adequada em diferentes cenários. “Nossos policiais estarão mais instrumentalizados, tendo mais equipamentos para reagir da forma adequada e de forma diferenciada conforme o enfrentamento que esteja tendo que lidar no dia a dia. Além disso, as nossas polícias estarão mais próximas da população”, comentou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir