PUBLICIDADE

STF torna definitiva condenação de Carla Zambelli por porte e constrangimento ilegal com arma de fogo

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quinta-feira (30) a certidão de trânsito em julgado da ação penal contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma.

Com o trânsito em julgado, não cabem mais recursos, e a pena de 5 anos e 3 meses de prisão imposta à parlamentar torna-se definitiva.

Zambelli foi denunciada por ter perseguido um homem armada nas ruas de São Paulo, em outubro de 2022, durante o período eleitoral. A vítima seria apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Esta é a segunda condenação da deputada no STF. Em maio deste ano, ela recebeu pena de 10 anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos. As duas penas serão somadas.

Atualmente, Zambelli está presa na Itália, onde foi detida em julho de 2025, após fugir do Brasil. Na semana passada, o Ministério Público italiano emitiu parecer favorável à extradição da parlamentar.

O caso agora está nas mãos do Tribunal de Apelação, que decidirá se acata o parecer. Caso a decisão seja confirmada, a defesa ainda poderá recorrer a instâncias superiores, como o Tribunal Constitucional da Itália ou a Corte Europeia de Direitos Humanos.

Se a extradição for aprovada em caráter definitivo, caberá ao governo brasileiro realizar a retirada da deputada do território italiano dentro do prazo estabelecido pelo tratado entre os dois países.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir