Após anunciar que não iria concorrer à reeleição no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o prefeito Vitor Valim assumirá outra missão: será dele o protagonismo de liderar o processo de escolha de seu sucessor ou sucessora. Quem afirmou foi Elmano de Freitas.
O questionamento surgiu após Elmano ser indagado sobre a senadora Augusta Brito ser uma das possibilidades do PT na proposta de lançar a candidatura própria em Caucaia, fato que passou a ser comentado nos bastidores da política após a parlamentar pedir licença do cargo por 120 dias.
Segundo o chefe do Executivo, a única definição até o momento é de que Vitor Valim terá papel fundamental nas articulações. “Em Caucaia nós vamos discutir o projeto a partir do prefeito Vitor Valim. Quando cheguei de Brasília, liguei para ele e trocamos algumas mensagens. Combinamos de encontrarmos uma solução nos próximos dias. Será um projeto liderado por ele, que vai coordenar a sua sucessão”, detalhou.
Opções
Uma das figuras que foram lembradas como opções para a candidatura do PT em Caucaia foi a deputada estadual Lia Gomes (PDT). Em entrevista à REDE ANC, a parlamentar falou sobre a satisfação em ser cogitada pelo partido e pela população. No entanto, seu desejo é concluir o primeiro mandato na Assembleia Legislativa.
“Eu penso que até mesmo para a consolidação do nosso nome na Assembleia eu deva continuar essa atuação aqui na Casa, até para valorizar os 67 mil cearenses que depositaram a confiança em nosso nome. Penso que o melhor para Caucaia seja a continuidade do prefeito Vitor Valim”, explanou.
Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho não descartou estar à disposição para disputar a prefeitura de Caucaia. Em entrevista à REDE ANC, Salmito afirmou que está de saída do PDT. Apesar dessa movimentação, o secretário adiantou que ainda não foi procurado por Elmano de Freitas e Camilo Santana, ministro da Educação, figuras do grupo governista que estarão à frente das articulações no município da Região Metropolitana.
Cenário em Caucaia
Para fortalecer o partido em municípios estratégicos do Ceará, o PSD está disposto a investir no planejamento político na Região Metropolitana de Fortaleza. Em entrevista ao portal Poder 85, Domingos Filho, presidente do partido, afirmou que pretende lançar Naumi Amorim como candidato a prefeito em Caucaia.
Naumi foi prefeito de Caucaia de 2017 a 2020. Na tentativa de reeleição, acabou derrotado no último pleito por Vitor Valim. Segundo Domingos Filho, Naumi é a prioridade para encabeçar o projeto do PSD em Caucaia. “Nós saímos nas eleições passadas de 12 para 28 prefeitos. Foi o partido que mais cresceu, que fez a segunda bancada e naturalmente nós tínhamos o Naumi no segundo colégio eleitoral do Ceará. Vamos, claro, com todo o entusiasmo, para que Naumi volte a ser candidato a prefeito e volte a administrar Caucaia”, revelou.