Nesta terça-feira (05/11), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou que o Banco do Nordeste (BNB) firme um adicional de R$ 3,6 bilhões com a Transnordestina Logística (TLSA). Esse investimento tem como objetivo finalizar a construção da ferrovia Transnordestina, que vai conectar Eliseu Martins, no Piauí, ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém, no Ceará.
A obra é um dos grandes projetos de infraestrutura do Brasil e integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal. Até o momento, o empreendimento já recebeu um investimento total de R$ 7,5 bilhões, dos quais R$ 3,8 bilhões vieram do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
Essa nova linha de crédito, aprovada em reunião da diretoria da Sudene, será novamente financiada com recursos do FDNE. O desembolso será realizado em três etapas anuais de R$ 1 bilhão entre 2024 e 2026, com um aporte final de R$ 600 milhões previsto para 2027.
Além dos recursos aprovados, a TLSA planeja investir mais R$ 2 bilhões de seus próprios fundos e buscará outros R$ 1,5 bilhão de fontes adicionais para viabilizar a conclusão da ferrovia. Esses recursos permitirão a conclusão dos trabalhos de infraestrutura e superestrutura nos trechos MVP, entre Missão Velha e o Porto do Pecém, e EMT, ligando Eliseu Martins a Trindade. De acordo com Danilo Cabral, superintendente da Sudene, a assinatura do aditivo é uma das medidas do Governo Federal para garantir a entrega da ferrovia até 2027.
“Queremos dar efetividade à política pública de transporte ferroviário, ver os trens de carga cortando o sertão do Nordeste, integrando cadeias produtivas aos Portos de Pecém e de Suape, bem como à de desenvolvimento regional, gerando emprego e renda para a população do Nordeste”, disse.
Em agosto, durante uma visita ao Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a ordem de serviço para o segmento da Transnordestina que liga Quixeramobim a Quixadá. Na ocasião, os recursos ainda aguardavam liberação. A TLSA informou, em documentação do aditivo, que espera concluir a ferrovia por completo em 2028, mas alguns trechos já estarão liberados antes disso, em 2027.
O último aporte do FDNE para a Transnordestina ocorreu em outubro de 2023, com a liberação de R$ 811 milhões. Com mais de 1.200 quilômetros de extensão, a ferrovia atravessará 53 municípios nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, criando 10 mil empregos e reduzindo os custos logísticos de transporte na região.
O trecho que ligaria Salgueiro ao Porto de Suape, em Pernambuco, foi excluído da concessão da TLSA em dezembro de 2022, após um primeiro aditivo ao contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Avaliada em R$ 4 bilhões, essa etapa do projeto foi incorporada ao Novo PAC. Em setembro, a Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, assinou um contrato de R$ 15,2 milhões com o Consórcio Estratégica – Prosul para o desenvolvimento do projeto básico e executivo dessa extensão greenfield.
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