O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Horizonte, abriu um procedimento para investigar um suposto vazamento no Açude Pacoti. A posição se deu após a divulgação de um vídeo nas redes sociais.
Diante da situação, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) foi notificada e já prestou esclarecimentos sobre o caso. No entanto, o procedimento seguirá em andamento para a realização de novas diligências, como informa o pronunciamento do MPCE.
Em nota oficial, engenheiros da Cogerh informaram que uma inspeção foi realizada no vertedouro do Açude Pacoti no dia 31 de maio. Durante a inspeção, foi identificada uma anomalia pontual devido à deterioração do concreto armado, sem que haja risco iminente de ruptura.
“A barragem está em adequado estado de conservação. A companhia continuará monitorando a anomalia enquanto elabora projeto de recuperação da estrutura. A Cogerh mantém colaboração com a Defesa Civil do Ceará para proteger as áreas a jusante (abaixo) das barragens e reafirma seu compromisso com a segurança das estruturas que gerencia no estado”, diz um trecho da nota.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.