A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Surto de virose pós-chuvas reduz número de doações de sangue no Hemoce

10 de Fevereiro de 2016. atendimento em posto de sa˙de e em hospital em Iguatu; pacientes  - regional - 11re0701  -  HONORIO BARBOSA

Doadores com viroses ou crises alérgicas são impossibilitados de doar sangue. Por isso, a preocupação quanto aos estoques

As chuvas que caem na capital cearense são bem-vindas em tempos de estiagem. No entanto, alguns problemas são registrados por conta disso. Entre eles está a redução no número de doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) por causa de viroses ocasionadas pela brusca mudança do tempo.

De acordo com a coordenadora de captação do Centro, Nágila Lima, é importante estar em alerta e ter cuidado com a doação de sangue neste período. “Nesse período de quadra chuvosa, sempre existe um aumento das viroses. Então, as pessoas que estão doentes, que estão com viroses, com alguma crise alérgica, não vão poder realizar a doação de sangue enquanto estiverem doentes”, explica a coordenadora.

Pensando em preservar a saúde do doador, o Hemoce disponibiliza diariamente dicas e informações sobre as medicações e os impedimentos para uma doação saudável em sua página oficial no Facebook.

Para diminuir a ausência de doadores, o Hemoce dispõe de um serviço para facilitar o deslocamento. “Nós temos um projeto chamado Caravana da Solidariedade, em que disponibilizamos um veículo que vai em busca de grupos a partir de dez pessoas e traz para o Hemoce para realizar a doação”, explica.

TRIBUNA
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir