Na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Federal realizou em Fortaleza e Caucaia sete mandados de busca e apreensão. A ação foi contra suspeitos de usar dados de uma funcionária para desviar quase R$ 300 mil de uma agência da Caixa Econômica Federal no Ceará.
Chamada de Operação Altera Fraude, uma das pessoas investigadas é uma prestadora de serviços da agência, no qual usou as credenciais de acesso pertencentes a uma servidora da instituição para fazer muitas transferências, pagamentos e saques indevidos.
A Polícia Federal afirma que iniciou a investigação depois de identificarem irregularidades em comandos de sistema que foram realizados utilizando as credenciais de um servidor da agência localizada na região metropolitana de Fortaleza. Junta isso, descobriram que transações fraudulentas foram feitas por meio de endereço de IP registrado na agência onde a servidora estava lotada, porém ocorriam em horários em que ela não estava no local do trabalho.
Além disso, a PF também identificou outros suspeitos do crime, no qual eram beneficiárias das fraudes, recebendo valores provenientes das transações ilícitas. A investigação ainda constatou que a ação criminosa se tratava de peculato e inserção de dados falsos, com indícios de uma possível organização criminosa.
“A operação de hoje visa coletar provas adicionais e esclarecer o envolvimento de todos os suspeitos, além de apreender dispositivos eletrônicos e documentos que possam auxiliar nas investigações”, disse a PF em nota oficial.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC