A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Escolas de município do interior estão fora dos padrões de inclusão

Uma recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi enviada à Prefeitura de Tamboril, município a 320 km de Fortaleza, para que todas as escolas municipais tenham adequação para atendimento a alunos com deficiência. As reformas devem ser feitas independentemente da unidade escolar possuir alunos deficientes ou não.

O documento determina que no prazo de 30 dias seja feito o levantamento das adaptações necessárias em escolas, creches e Centros de Educação da rede municipal de ensino. Dentro do mesmo prazo deve ser apresentado um plano de acessibilidade que evite prejuízos aos alunos portadores de deficiência.

Entre os pontos que devem ser implantados nas reformas estão a adaptação das áreas comuns, como salas de aula, bibliotecas e demais recintos escolares; disponibilização de rampas de acesso ou equipamentos de deslocamento; piso tátil e direcional; escadas com corrimão; e destinação e sinalização de vagas reservadas nos estacionamentos.

O texto também pede para que a Secretaria Municipal de Educação realize uma busca ativa para integrar crianças e adolescentes portadores de deficiência nas unidades de ensino e garanta suporte material e educacional para os alunos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir