De acordo com dados do Ministério da Justiça, o Ceará registrou uma alta na taxa de homicídio. Segundo as estatísticas do órgão, o ano de 2024 fechou com uma taxa 35,4 assassinatos por 100 mil habitantes. Os números superam 2023, que encerrou com a taxa de 32,3. Diante da divulgação desse cenário, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social apresentou uma posicionamento. Segundo a pasta, estão sendo direcionados esforços constantes para que sejam reduzidos os números da violência em todo o território do Estado.
Em coletiva de imprensa realizada após a primeira reunião com os secretários de Estado no dia 6 de janeiro, o governador Elmano de Freitas (PT) destacou que foi observada uma diminuição em índices de violência a partir das mudanças no comando da Secretaria da Segurança Pública.
O discurso do chefe do Executivo Estadual concorda com as as estatísticas apresentadas pela SSPDS. Roberto Sá foi empossado como secretário da Segurança Pública no dia 31 de maio de 2024. Segundo dados colhidos pela pasta, de julho a dezembro do ano passado, a capital cearense teve uma diminuição nas mortes violentas, no total de 3,6%.
Esse cenário foi comparado com 2023, quando foram observados 411 casos. Em 2024, no mesmo intervalo, foram 396 mortes violentas. Em termos gerais, o Ceará fica atrás apenas de Pernambuco. O Estado nordestino fechou 2024 com uma taxa de 35,7 por 100 mil habitantes.
São Paulo e Santa Catarina tiveram os menores índices do país.